Leitura da Semana #009 – Julgue isto | Designers Brasileiros
Livros

Leitura da Semana #009 – Julgue isto

Julgue Isto

“As primeiras impressões são decisivas na forma como vemos o mundo e somos vistos por ele.”

Julgue isto é um livro divertido e original sobre a importância das primeiras impressões – no design e no dia a dia. As primeiras impressões nos ajudam a nos posicionar em relação a um objeto, seja ele apenas informativo ou de consumo.

A intenção do autor, o renomado designer gráfico Chip Kidd, é promover uma reflexão sobre como interagimos – por muitas vezes inconscientemente – tão profundamente com o design até para fazer as tarefas mais prosaicas, como atravessar a rua, mudar de linha no metrô, fazer o imposto de renda. Desde caixas eletrônicos, passando pelos livros, as embalagens dos remédios e xícaras de café, o design nos dá as impressões a partir das quais vivenciamos e julgamos o mundo. Para isso, ele se situa em um espectro que vai da clareza ao mistério. Certos projetos exigem clareza; outros precisam de muito mais mistério; a maioria precisa de um pouquinho de cada.

Na primeira parte do livro, o autor usa o critério do MISTERIÔMETRO para refletir sobre diversos itens cotidianos e situações rotineiras. O MISTERIÔMETRO é uma ferramenta da escala inventada por ele que mede se o objeto sendo avaliado é tão misterioso que chega a ser indecifrável ou se, por outro lado, é claro que chega a ser tediosamente óbvio. E é aí, Kidd nos revela, que reside a mágica do design: cabe ao designer avaliar qual é a dose certa de mistério e clareza que deve estar presente em cada objeto por ele projetado. Se esse trabalho não for bem-avaliado, o objeto não atingirá seu máximo potencial.

Já na segunda parte do livro, o capista nos explica o processo criativo que o levou a fazer as escolhas de design em alguns de seus mais importantes trabalhos como capista da editora americana.

Chip Kidd fala dos preceitos básicos do design em uma linguagem informal, não técnica e de forma alguma condescendente. Nomeia clássicos do design, desconstrói e analisa as peças de design por ele selecionadas e convida os leitores a refletirem sobre sua própria experiência. Assim, Julgue isto é um manifesto à beleza e a utilidade – por muitas vezes invisível, mas sempre necessária – do design.

O AUTOR

Chipp Kidd

Chip Kidd é um designer gráfico e escritor residente na cidade de Nova York. Ele trabalha como designer de capas na editora Alfred A. Knopf desde 1986, empresa na qual teve a oportunidade de trabalhar em projetos de autores renomados, como John Updike, Oliver Sacks, Michael Crichton, Robert Hughes, Donna Tartt, Orhan Pamuk e Haruki Murakami, entre centenas de outros. Ele já recebeu a maior honraria para designers gráficos, o Prêmio de Design Nacional de Comunicação, concedido pelo Cooper-Hewitt Design Museum do Smithsonian Institute.

O LIVRO

DADOS TÉCNICOS

Julgue isto
Chip Kidd
18,6 x 13,4 cm
144 páginas
ISBN: 9788578813857
Editora Alaúde

Ano: 2016

R$ 29,40

Comprar

Sobre o autor

Dalmir

Dalmir

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook