Livro “Além do Design” reúne conceitos essenciais e cases de Operação de Design – DesignOps

Terceiro livro de Victor Zanini, especialista em Gestão de Negócios e liderança, traz casos reais de empresas como Conta Azul, iFood e O Boticário

A Editora Brauer lança uma obra essencial para profissionais que desejam explorar e compreender os processos e operações de Design. O livro “Além do Design” (250 págs., R$ 95,60), do catarinense Victor Zanini, é destinado tanto a profissionais experientes que buscam aprimorar seus conhecimentos quanto a novatos e curiosos sobre DesignOps.

A obra foi pensada para quem atua em posições de liderança e aqueles que estão estruturando equipes, assim como designers especialistas interessados no setor. Zanini traz experiências reais de sua atuação junto a empresas como Conta Azul, iFood e Grupo Boticário, onde atuou construindo e escalando times de Design. Formado em Psicologia, com pós-graduações em Design e Gestão de Negócios, o autor é professor das disciplinas de DesignOpsDesign System e Liderança, com atuação na PUC Minas.

O livro é dividido em quatro partes e os casos práticos apresentam orientações sobre integração, estratégia e ferramentas fundamentais para a operação e gestão de equipes. Mesmo profissionais que não atuem na área podem ter acesso a instrumentos que contribuem para garantir agilidade e efetividade, além de escalabilidade de times, garantindo a eficiência na operação. 

 “Quando comecei a escrever este livro, pensei em uma divisão que fizesse sentido e desse progresso de leitura e evolução sobre DesignOps. Além de explicar o que é e como atua, também queria trazer histórias reais e ferramentas práticas para ajudar lideranças que estão montando times de DesOps e até pessoas interessadas em começar a atuar na área”, afirma Zanini.

Sobre “Além do Design”

A primeira parte do livro introduz conceitos essenciais sobre a operação de Design, abordando não apenas o que é DesignOps, mas também a dinâmica entre equipes de Operação e designers, a interseção com a liderança de Design, e a importância da disciplina no contexto atual das organizações.

Na segunda seção, Zanini explora a agilidade. Inclui uma abordagem prática, mostrando a jornada de um designer e como estabelecer um plano de ação, além de discutir a relação entre ProductOps e DesignOps.

Na parte sobre Estrutura e Organização, o livro mergulha nos modelos de equipes, práticas e processos que ajudam a organizar e maximizar a operação de design. Aborda disciplinas transversais como ResearchOpsContentOpsCreativeOps e Design System, demonstrando como elas se entrelaçam com DesignOps.

A última parte é dedicada à prática. Discute a construção e priorização de um roadmap, definição de critérios de qualidade e medição do sucesso das operações. Fornece ferramentas para estruturar e otimizar operações de Design alinhadas aos objetivos estratégicos da organização. O apêndice inclui um estudo de caso para aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Designers Brasileiros

Designers Brasileiros

Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments