Estatueta será entregue aos vencedores do Design for a Better World 2024; esta é a quarta edição da premiação realizada pelo Centro Brasil Design que reconhece projetos de impacto positivo
Troféu Curupira 2024: Conheça a estatueta assinada por CBA B+G e Cazoolo
A conexão entre a natureza e a tecnologia inspirou o desenvolvimento do novo Troféu Curupira, a estatueta que premia os vencedores do Design for a Better World Award (DFBW Award). A premiação, que reconhece iniciativas voltadas à construção de um mundo melhor, é promovida pelo Centro Brasil Design (CBD), instituição que fomenta a cultura do design no país.
A estatueta que vai coroar os premiados na quarta edição da premiação é assinada pela agência de design e branding CBA B+G em parceria com o Cazoolo, lab de design de embalagens para economia circular. As empresas se uniram em um modelo colaborativo de curadoria e produção, e buscaram transmitir a mensagem do design coletivo e inteligente por meio da peça.
Criado em 2021 pelo premiado escritório Furf Design Studio, o Troféu Curupira é customizado por um novo criativo a cada edição do DFBW Award. Neste ano, a CBA B+G e o Cazoolo criaram uma versão com formas inspiradas no diagrama de Voronoi para simbolizar a interconexão entre o mundo natural e as inovações tecnológicas através do design.
“O Troféu Curupira deste ano une impacto visual e sustentabilidade. Ele foi criado por meio das melhores escolhas de design para garantir o menor impacto possível ao meio ambiente, transmitindo a mensagem do design inteligente para um mundo melhor”, diz Letícia Castro, diretora superintendente do Centro Brasil Design.
Sustentabilidade
Buscando a produção eficiente e sustentável, as estatuetas foram feitas por meio de impressão 3D, garantindo a logística eficiente, redução de matéria-prima e mínima perda de materiais. As impressões foram feitas pelo Cazoolo, com materiais da 3DCRIAR. A equipe contou ainda com o apoio da Zaya — software de cálculo de impacto ambiental para empresas — para validar a solução ideal por meio de análises de ciclo de vida (ACVs).
A caixa que recebe os troféus foi criada em colaboração com a Antilhas. Feita em kraft reciclado, a embalagem não tem pontos de cola e recebeu impressão em tinta à base d’água, projetada para facilitar o descarte e a reciclagem. A mesma peça, coringa, também será usada para envios a distância.
“Um dos pilares do projeto foi o Design for Environment (DfE), uma abordagem que busca reduzir o impacto ambiental ao longo do ciclo de vida, buscando eficiência energética e de processos, evitando desperdícios na produção e facilitando a desmontagem para a reciclagem”, explica Fabio Sant’Ana, especialista em desenvolvimento de mercado e novos negócios no Cazoolo.
Inspiração na natureza
A natureza inspirou a criação das estatuetas de todas as edições do DFBW Award, e em 2024 não seria diferente. A equipe da CBA B+G e do Cazoolo adotou a biomimética, usando a natureza como modelo, medida e mentora do processo. A partir disso surgiu a ideia de criar formas inspiradas nos diagramas de Voronoi, que estão presentes na natureza em elementos como corais e asas de libélulas.
“As formas inspiradas nos diagramas de Voronoi, comuns na natureza, representam um padrão natural de organização espacial. Adotadas em diversas disciplinas, como design de produto, planejamento urbano, design de interiores, jogos, otimização de UI e UX, entre outras, elas celebram as múltiplas vertentes do design em um único modelo”, relata Luís Bartolomei, CEO e co-fundador da CBA B+G.
Reverência aos povos originários
Como o nome sugere, o troféu tem como maior inspiração a entidade protetora das florestas, vinda do folclore indígena tupiniquim: o curupira. A referência é um lembrete para reconhecer sabedorias ancestrais para desenhar um mundo melhor. Neste ano, a Hunim — hub de Negócios de Impacto na Amazônia — foi convidada a colaborar com o projeto.
“Buscamos uma conexão com a cosmologia e os artistas indígenas para encontrar um elemento estético e ritualístico que marcasse a estatueta Curupira. Os inúmeros contatos e as trocas enriqueceram e valorizaram o resultado final do projeto”, revela Luís Bartolomei.
A história do Povo Araras de Rondônia, com suas pinturas tribais, e a lenda do curupira e seus cabelos vermelhos inspiraram o “toque do urucum” sobre as estatuetas brancas, como telas para a expressão máxima de uma intervenção mínima.
Design for a Better World 2024
As inscrições para o Design for a Better World Award 2024 estão abertas até o dia 8 de setembro de 2024 pelo site do DFBW Award. É possível inscrever projetos em quatro categorias: arquitetura e cidades; conceito; design de produtos, serviços e embalagens; e design gráfico, digital, UX, UI e comunicação.
O regulamento traz todas as informações sobre as condições de participação, cronograma e critérios de seleção, além de detalhes sobre cada categoria e demais assuntos relevantes aos participantes. A cerimônia de premiação, que contará com a entrega do Troféu Curupira, será realizada em Curitiba no dia 28 de novembro de 2024.