Livros que todo designer deve ler - Livros para Designers | DSGNBR
Dicas

Livros que todo designer deve ler

livros para designers

Uma excelente lista de livros para designers que querem melhorar a cada dia.

Não é só de ferramentas que os designers vivem, muita leitura também pode inspirar facilmente na hora da criação, por isso, separamos alguns livros que você deve ter na sua estante, são livros de diversas editoras e indicados por alguns leitores. Clicando nos botões de compra a página do livro na Amazon será aberta, livros marcados com significam que foram os mais vendidos dos últimos meses na Amazon . Conheça os livros para designers que indicamos:

1- Design gráfico. Receitas. Propostas, diagramações, soluções para layouts (Leonard Koren, R. Wippo Meckler) | Editora: Gustavo Gili

Este pequeno mostruário, que já se tornou um guia de referência clássico no âmbito do design gráfico, recolhe de maneira sistemática um amplo leque de modelos e composições visuais.


2- Design de Identidade da Marca (Alina Wheeler) | Editora: Bookman

Escrito por um método em cinco fases, universal, para criar e implementar uma identidade de marca de sucesso. Da pesquisa e análise à estratégia de marca, do desenvolvimento do design à sua aplicação, este livro é uma referência bem legal tanto para a criação de novas marcas quanto para o redesign de antigas.

Envolve marcas de sucesso mundial, como Herman Miller, General Electric e a campanha presidencial de Barack Obama em 2008.


3- Curso de design gráfico. Princípios e práticas (David Dabner, Sandra Stewart, Eric Zempol) | Editora: Gustavo Gili

Curso de design gráfico. Princípios e práticas é um livro básico para designers gráficos atuantes em mídias impressas, animação e mídia digital. Conselhos práticos sobre todos os aspectos do design gráfico.


4- Novos Fundamentos Do Design (Ellen Lupton) | Editora: Cosac & Naify

Ellen Lupton, autora de Pensar com tipos, e Jennifer Cole Philips revisitam neste livro o bê-a-bá do design, enfocando temas como ponto, linha, plano, ritmo, equilíbrio, modularidade, tempo e movimento, à luz das mudanças tecnológicas e da sociedade global. Neste guia conciso e visualmente inspirador, as autoras partem de trabalhos de estudantes e exemplos-chave da prática profissional contemporânea que vão desde a criação de marcas, impressos e sinalizações à elaboração de sites e ao design em movimento, para mostrar a importância do equilíbrio entre habilidade técnica e pensamento visual crítico.


5- O Essencial da Cor no Design (Steven Banks) | Editora: Senac

A cor é, talvez, a mais poderosa ferramenta no arsenal no designer , e também a mais desafiadora. Este livro desvenda as teorias e os sistemas cromáticos e, partir daí, examina o modo como vivemos com a cor e forma de utilizá-la criativamente , no design de interiores, na publicidade e nos veículos de comunicação em geral. Um guia fundamental na mesa de trabalho de quem quer fazer a diferença aplicando a cor de forma criativa, eficiente e estratégica.


6- Design Em Diálogo (Steven Heller) | Editora: Cosac & Naify

Esta edição reúne entrevistas realizadas ao longo da década de 1990, período em que ainda vigorava a influência do pós-modernismo e já se desenhava a revolução digital. Para compor um retrato polifônico de época, o livro inclui defensores do modernismo, profissionais assumidamente influenciados pela teoria pós-estruturalista e temas tangentes ao design como opinião pública, manipulação, responsabilidade social e interatividade.

Entre os entrevistados estão quase todos os grandes nomes da prática e da crítica do design, como Massimo Vignelli, Paul Rand, George Lois, Tibor Kallman, Jonathan Hoefler, Philip Meggs, Rick Poynor,Ellen Lupton e Katherine McCoy.


7- Intuição, Ação, Criação. Graphic Design Thinking (Ellen Lupton) | Editora: Gustavo Gili

Quais as ferramentas para gerar ideias de forma gráfica? No processo de design, os conceitos e soluções geralmente resultam da aplicação consciente de determinadas técnicas.


8- Psicologia para criativos. Dicas e sugestôes de como manter a originalidade e sobreviver no trabalho. (Frank Berzbach) | Editora: Gustavo Gili

Cumprir os prazos de um projeto, corresponder às expectativas do cliente, trabalhar em casa de forma disciplinada e sem perder a motivação, cumprir jornadas que não se estendam até altas horas da madrugada, organizar e priorizar de forma eficaz as tarefas pendentes…


9- Design Thinking. Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias ( Tim Katz eBarry Brown) | Editora: Campus

Este livro introduz a ideia de Design Thinking, um processo colaborativo que usa a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas não só com o que é tecnicamente visível, mas com uma estratégia de negócios viável. Em resumo, o Design Thinking converte necessidade em demanda.

É uma abordagem centrada no aspecto humano destinada a resolver problemas e ajudar pessoas e organizações a serem mais inovadoras e criativas. Escrito numa linguagem leve e embasada, este não é um livro de designers para designers, e sim uma obra para líderes criativos que estão sempre em busca de alternativas viáveis, tanto funcional quanto financeiramente, para os negócios e para a sociedade.


10- Guia Completo da Cor (Tom Fraser e Adam Banks) | Editora: Senac

Um livro de referência atual e abrangente para uma nova geração de usuários da cor digital, O guia completo da cor reúne teoria da cor, prática e aplicações, tudo em um só volume, compreendendo desde a abstrata teoria da cor até as implicações mais práticas do uso de CMYK e RGB. Ideal para designers, fotógrafos, artistas – de fato, para qualquer pessoa que trabalhe com a cor e queira aprender mais sobre o assunto.


Se você acha que faltou algum livro aqui, entre em contato conosco na página “contato”.

Sobre o autor

Dalmir

Dalmir

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook