A Lubrax, marca de lubrificantes da Vibra, anunciou na última quarta-feira (19) a atualização de sua identidade visual, que mantém as tradicionais cores verde e amarelo, mas introduz mudanças na tipografia e no contraste, além de simplificar a arquitetura da marca por meio da redução de submarcas – estratégia que visa facilitar o reconhecimento pelo …
Lubrax passa por ‘rebranding’ e apresenta nova identidade visual
A Lubrax, marca de lubrificantes da Vibra, anunciou na última quarta-feira (19) a atualização de sua identidade visual, que mantém as tradicionais cores verde e amarelo, mas introduz mudanças na tipografia e no contraste, além de simplificar a arquitetura da marca por meio da redução de submarcas – estratégia que visa facilitar o reconhecimento pelo consumidor.
A transformação será implementada em etapas, com o lançamento de novas embalagens e uma comunicação integrada para apresentar a mudança ao mercado. Nos próximos meses, as ativações planejadas garantirão que os produtos com a nova identidade visual apareçam gradualmente nas gôndolas. O rebranding foi desenvolvido pela consultoria Design Bridge and Partners, da WPP.
Vanessa Gordilho, vice-presidente de Negócios e Marketing da Vibra, destaca que “Lubrax é uma marca top of mind, com mais de 50 anos no Brasil, que as pessoas conhecem e confiam. Precisávamos atualizar a imagem para refletir os atributos tecnológicos e a inovação presentes na produção dos nossos lubrificantes. Temos a fábrica mais moderna de lubrificantes da América Latina, com sistemas de automação de última geração e um investimento que ultrapassa R$ 100 milhões. Esse novo posicionamento reforça nossa estratégia de inovar e ampliar nossa participação tanto no mercado nacional quanto no internacional.”
Na nova identidade, as cores tradicionais aparecem em tons mais contemporâneos, acompanhadas de uma tipografia renovada. As embalagens passaram por uma reformulação completa, priorizando a clareza das informações, a diferenciação no ponto de venda e práticas sustentáveis, em sintonia com as tendências globais. Luiz Phillipe Blower, diretor de Marketing, Marcas e Comunicação da Vibra, ressalta que a marca manteve sua brasilidade – um dos seus grandes diferenciais – e acrescentou elementos que destacam inovação e tecnologia, com rótulos simplificados e formatos de embalagem inéditos no setor de lubrificantes.
O processo de rebranding teve início com uma análise detalhada do posicionamento da Lubrax no mercado e uma escuta ativa de diversos públicos, como motoristas, mecânicos, revendedores e clientes corporativos. Esse diagnóstico evidenciou a necessidade de modernizar a comunicação e reorganizar o portfólio de produtos para torná-lo mais claro e intuitivo.
Conectada à ambição 2030 de expandir sua presença no segmento de lubrificantes no Brasil e na América Latina, a modernização busca alinhar a marca às tendências internacionais. Vanessa Gordilho ainda aponta que, nos últimos três anos, o EBITDA da Lubrax cresceu 35%, e a meta é dobrar esse desempenho nos próximos anos.
Fundada em 1973, a história de Lubrax é marcada pela inovação e por uma forte atuação em patrocínios esportivos – incluindo parcerias com Flamengo, McLaren e Stock Car – o que consolidou seu sucesso e contribuiu para que a Vibra se torne referência no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e lubrificantes, contando com a maior planta de lubrificantes da América Latina.