Vagar por aí sem nada especial em mente para fotografar pode parecer estranho, mas quando aquela pequena mágica acontece, fotografar torna-se a coisa mais natural e maravilhosa a fazer, isso é mostrado no livro Manual do fotógrafo de rua. O QUE É FOTOGRAFIA DE RUA? Na seção de fotografia de uma livraria, as prateleiras menos interessantes …
Leitura da Semana #005 – Manual do fotógrafo de rua
Vagar por aí sem nada especial em mente para fotografar pode parecer estranho, mas quando aquela pequena mágica acontece, fotografar torna-se a coisa mais natural e maravilhosa a fazer, isso é mostrado no livro Manual do fotógrafo de rua.
O QUE É FOTOGRAFIA DE RUA?
Na seção de fotografia de uma livraria, as prateleiras menos interessantes para mim são aquelas com os livros didáticos e técnicos. Eu não entendo esses livros, prática ou emocionalmente. Quando estudei fotografia pela primeira vez, no final da década de 1980, a teoria quase me dissuadiu de fotografar. Ela sufocava minha confiança e isso ainda está profundamente enraizado em mim. Estou muito mais interessado em analisar fotos excelentes, especialmente fotografia de rua. É aqui que aprendi sobre fotografia e quero definir isso como o tema deste livro. Na verdade, espero que apenas as fotografias neste livro já sejam uma inspiração para os leitores que podem estar curiosos sobre fotografia de rua.
Eu deveria acrescentar outra ressalva no início: a de que opinião pessoal é provavelmente inevitável, como minha antipatia por assuntos técnicos, por exemplo. Ao escrever este livro, percebi melhor a intolerância e como é fácil tornar estreitos nossos pontos de vista. Todos têm opiniões diferentes sobre fotos, incluindo como elas se materializam. Henri Cartier-Bresson era intolerante com alguns tipos de fotografia; ele era disciplinado e tinha padrões estéticos altos, mas desconfiava muito de fotos coloridas. Esse era seu ponto de vista, mas ele não estava necessariamente certo.
O objetivo deste livro pode muito bem ser minha própria juventude – um inocente que acabou de abraçar um interesse de toda uma vida por fotografia, ansioso por absorver mais e encontrar um caminho para a própria prática. Digo inocência no sentido daquela curiosidade infantil que, invariavelmente, é desafiada e muda à medida que envelhecemos. Lembro perfeitamente desse período de aprendizagem inicial, essa curva íngreme de aprendizagem obsessiva que nunca mais consegui reviver. Mas em workshops sobre fotografia de rua, descobri uma ânsia de conhecimento semelhante em outras pessoas. O entusiasmo inicial de outra pessoa é um excelente tônico.
Este livro é sobre olhar e reconhecer o processo como a fotografia de rua acontece. Você não pode ensinar como ter sorte, nem como ter paixão por fotografia de rua, mas, se a semente já está lá, este livro pode esclarecer ou até mesmo acelerar o processo.
O AUTOR
David Gibson
David é um dos membros fundadores do In-Public, o primeiro coletivo moderno internacional de fotógrafos de rua. Ele também ministra um curso sobre fotografia de rua na Central Saint Martins em Londres.
O LIVRO
DADOS TÉCNICOS
Manual do fotógrafo de rua
David Gibson
18 x 23 cm
192 páginas
ISBN: 9788584520404
Editora Gustavo Gili
Ano: 2016