Pesquisa ESPM mostra mercado de trabalho aquecido para futuros profissionais especializados em Publicidade e Propaganda e Design | Designers Brasileiros

Uma pesquisa realizada com 707 alunos da ESPM, todos cursando o último ano da graduação dos cursos de Publicidade e Propaganda (PP), Jornalismo, Administração de Empresas e Design, mostra um mercado de trabalho aquecido para profissionais com especialização em marketing e consumo.

Mesmo com todas as mudanças estruturais por qual passa o mercado publicitário não faltam vagas para os futuros profissionais. 76,6% dos alunos paulistanos, do último ano de PP, estão trabalhando, sendo que 93/6% deles estão na área de interesse. Na unidade carioca, os que trabalham representam 74,4%, com 82% em sua área. As áreas são bem amplas e a grande maioria dos paulistanos escolheram ocupar uma vaga no marketing, seguido de planejamento, mídias sociais e criação. No Rio a grande maioria está na área de marketing e digital.

Dos futuros designers paulistanos que estão empregados, que representam 60% dos entrevistados, 94,4% disseram ocupar vaga na área de interesse, enquanto que dos 57,1% dos empregados cariocas, 41% estão na área de desejo, o que demonstra a situação econômica fluminense.

Em São Paulo, design gráfico é a área que mais emprega os futuros designers, seguido de design de embalagem, direção de arte, social midia e web design. No Rio de Janeiro, o mapa da empregabilidade demostra que todos ocupam cargos diretamente ligados ao design. Destacamos criação, editorial de arte e gráfico e emotion design.

Dalmir
Author

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook