Plataforma fundada em 2021, tem como objetivo o fomento à marcas e talentos do Nordeste, ampliando a visibilidade dos saberes ancestrais e cultura da região
NORDESTESSE é finalista do Brasil Design Award, mais importante premiação de design gráfico do país
Maior premiação do setor no país, o Brasil Design Award chega à sua 12ª edição contemplando um vasto escopo de categorias, que vão do Design Gráfico ao Design Social, passando por uma miríade de áreas que trazem uma visão abrangente da produção nacional no último ano.
Promovido pela Abedesign (Associação Brasileira do Design), o BDA teve um número recorde de inscrições na edição de 2021: 1.624, um crescimento de 90% sobre 2019.
O NORDESTESSE, plataforma que impulsiona criativos dos nove estados do Nordeste que geram impacto positivo em suas comunidades e que resgatam saberes e matérias-primas da região, é finalista na categoria Design Gráfico.
Quem assina a identidade visual do NORDESTESSE é o escritório pernambucano Estúdio Mola, que já ganhou duas medalhas de bronze na edição de 2019 do BDA, com projeto de embalagens para a sorveteria Frisabor e a identidade visual do app Pegou.
Neste ano, o Estúdio Mola é finalista em 4 categorias. “Estarmos com tantos projetos finalistas é um reconhecimento nacional para um escritório local que já tem 12 anos de história”, afirma Raquel Uchôa, sócia do Mola ao lado de Daniel Pinheiro. A dupla trabalha com uma equipe especializada e multidisciplinar.
O desafio dado por Daniela Falcão, fundadora do Nordestesse, ao Estúdio Mola era complexo: refletir a alma nordestina do projeto de maneira contemporânea, sem recursos óbvios nem clichês. “A identidade gráfica precisava comunicar, ao primeiro olhar, de onde viemos e o que queremos transmitir. A ideia era mostrar a força do regionalismo nordestino de maneira contemporânea, com apelo global”, diz Daniela Falcão.
Além da logomarca, o Estúdio Mola desenvolveu a identidade visual do Instagram, materiais de papelaria, embalagens, ecobags e até lambe-lambes. A paleta inspirada nos tons do sertão, a tipologia que faz referência sutil ao alfabeto armorial e a letra “o” em forma de bússola, apontando para a localização do Nordeste no mapa do Brasil, são hoje marca registrada da plataforma.
“O Nordestesse se mostra na vanguarda do movimento que o BDA vem buscando reconhecer: a qualidade, execução e criatividade que vão além do eixo RJ-SP”, diz Daniel Pinheiro.
Os finalistas estão sendo analisados por um júri especializado e também pelo júri popular, onde qualquer pessoa pode votar em seus projetos preferidos. O resultado final sai em dezembro.