Durante o Mobile World Congress de Barcelona 2023, a Nokia apresentou sua nova identidade visual e também a sua estratégia empresarial, como parte de sua transformação a longo prazo. A empresa finlandesa busca, assim, colocar o foco nas tecnologias de redes fixa, móveis e em nuvem para se posicionar como aliado fundamental das empresas para …
Nokia apresenta nova identidade visual
Durante o Mobile World Congress de Barcelona 2023, a Nokia apresentou sua nova identidade visual e também a sua estratégia empresarial, como parte de sua transformação a longo prazo. A empresa finlandesa busca, assim, colocar o foco nas tecnologias de redes fixa, móveis e em nuvem para se posicionar como aliado fundamental das empresas para melhorar a eficiência, a flexibilidade e a produtividade através da digitalização.
A multinacional busca se desvincular de sua percepção associada à tecnologia de consumo e à fabricação de celulares para se posicionar como provedora de serviços digitais para acelerar a transformação e impulsionar a conectividade na era do metaverso. Concretamente, a empresa apontou em um comunicado que sua renovada estratégia se concentra em seis pilares concretos:
- Aumentar a participação de mercado com os provedores de serviços
- Ampliar a participação de empresas dentro do mix de clientes
- Gerenciar a carteira de produtos e serviços de forma ativa para garantir uma posição de liderança em todos os segmentos em que decidir competir
- Aproveitar oportunidades além dos dispositivos móveis para monetizar a PI da Nokia e continuar investindo em P&D para a Nokia Technologies
- Implementar novos modelos de negócio, como as-a-Service
- Converter ESG em uma vantagem competitiva e ser o “provedor preferido de confiança” na indústria
Para alcançar essas metas, a Nokia assegura que trabalhará em quatro áreas chave: o desenvolvimento de talento preparado para o futuro; o investimento em pesquisa a longo prazo, especialmente em territórios como o 6G; a digitalização de suas próprias operações para melhorar ainda mais a agilidade e a produtividade; e a atualização da marca.
“Vemos o potencial do digital para transformar os negócios, a indústria e a sociedade com uma oportunidade de ganhos significativos em produtividade, sustentabilidade e acessibilidade. Os clientes e parceiros de todas as indústrias precisam cada vez mais de nossa tecnologia de rede crítica líder no mercado”, comentou Pekka Lundmark, presidente e CEO da Nokia, no comunicado. “Vemos um futuro em que as redes vão além de conectar pessoas e coisas. São adaptáveis, autônomas e consumíveis. São redes que sentem, pensam e agem, e maximizam a oportunidade da digitalização”.
A nova identidade visual da Nokia
Para materializar tudo isso, a Nokia apresentou uma nova identidade visual, desenvolvida em conjunto com o estúdio Lippincott, com a qual pretende consolidar sua posição como líder em inovação tecnológica B2B.
“A nova marca afirma o valor que a Nokia traz em experiência em redes, liderança tecnológica, inovação pioneira e parceria colaborativa”, comentou a empresa no comunicado. “O novo logotipo da empresa é emblemático de uma Nokia moderna, dinâmica e cheia de energia, demonstrando seus valores e propósito”.
Segundo informações da Reuters, este é o primeiro rebranding da empresa em 60 anos. O novo logotipo é composto por cinco formas diferentes que formam a palavra Nokia e substitui o azul da antiga imagem por branco sobre fundos de cores diferentes, que representam diversos campos tecnológicos e de crescimento para a empresa.