Nos primeiros contatos que temos com letras, na maior parte das vezes, ainda nem somos alfabetizados. Suas formas, sinuosidades e todo complexo sistema de signos passa a nos encantar, a nos desafiar a decifrá-lo e a revelar um novo mundo, pleno de sentidos. A memória afetiva das fachadas, dos letreiros, dos cartazes, das pinturas em …
Projeto de documentário sobre pintores de letras busca patrocínio
Nos primeiros contatos que temos com letras, na maior parte das vezes, ainda nem somos alfabetizados. Suas formas, sinuosidades e todo complexo sistema de signos passa a nos encantar, a nos desafiar a decifrá-lo e a revelar um novo mundo, pleno de sentidos. A memória afetiva das fachadas, dos letreiros, dos cartazes, das pinturas em muros, das faixas, acompanha as mais tenras lembranças do que éramos, forjando assim, aquilo que somos.
Iniciado no final de 2016, o projeto Pintores de Letras busca resgatar essas memórias, revelando estes pintores, deslocando-os do anonimato para o lugar que lhes é devido: o discurso formal da comunicação, da publicidade e do design. Afinal, é somente na cultura que se formam as identidades. Ser parceiro deste projeto é, antes de tudo, fomentar a cultura e fortalecer a memória gráfica popular catarinense. Atualmente esse processo acontece por meio de documentação e divulgação nas redes sociais, no Instagram @pintoresdeletras e pelo Facebook (www.facebook.com/pintoresdeletras).
Por limitações logísticas a pesquisa ficará apenas só no sul de Santa Catarina, mas para se tornar mais ampla e efetiva outras ações serão realizadas, como exposições fotográficas itinerantes, produção científica através de artigos e a gravação de um documentário que mostrará o trabalho, técnicas, dificuldades e perspectivas desses profissionais.
“Como o projeto é independente, estamos buscando apoio e patrocínio para viabilizar as exposições fotográficas e a produção do documentário”, conta um dos idealizadores do projeto, o professor e designer Rafael Hoffmann. O projeto conta com três de cotas de patrocínio para empresas ou pessoas que tenham interesse em investir na preservação da cultura popular.
Para conhecer melhor e saber como apoiar o projeto, acesse o site www.pintoresdeletras.com.br ou vá direto ao Catarse.