No começo dos anos 2000, as empresas se perguntavam se deveriam ou não possuir um site. Hoje, não manter uma página virtual é incogitável. Esse mesmo processo está se repetindo com as redes sociais. Na era digital, o papel mercadológico das grandes redes esbarra em graves defeitos de planejamento, e os profissionais acabam por fazer …
Leitura da Semana #002 – Planejamento de Marketing Digital
No começo dos anos 2000, as empresas se perguntavam se deveriam ou não possuir um site. Hoje, não manter uma página virtual é incogitável. Esse mesmo processo está se repetindo com as redes sociais. Na era digital, o papel mercadológico das grandes redes esbarra em graves defeitos de planejamento, e os profissionais acabam por fazer opções com pouco ou nenhum critério. Em função disso, deixam passar o que as pessoas comentam sobre suas marcas através da internet e não investem em qualquer forma de controle verdadeiramente efetivo sobre o resultado de suas iniciativas.
Até o momento, estima-se que 92% das organizações que produzem conteúdo aumentam o número de clientes adquiridos, por dia, a partir de seus blogs. As companhias business-to-business (B2B) que se utilizam de redes sociais geram 67% mais leads que aquelas que não o fazem. Os canais sociais da web estão se tornando decisivos para os negócios, e a tendência é que deixem de ser simples ferramentas e passem a ser parte indissociável de sua composição.
Para auxiliar estudantes, professores, profissionais, gestores e empreendedores a escolher os canais em que devem atuar, este livro traz o Diagrama de Soluções Digitais (DSD). O DSD é o resumo de um sistema prático e eficaz para organizar estudos e atuação no mercado de canais sociais. A partir de um breve estudo sobre o papel das mídias digitais no desenvolvimento das instituições, o livro introduz e detalha todos os elementos que compõem o Diagrama, incluindo estudos de caso e métricas para definição de metas.
Partindo de exemplos, dados, ilustrações e estudos de caso, o livro Planejamento de Marketing Digital apresenta um projeto completo e definitivo de atuação nas redes sociais.
- Planeje suas ações de marketing digital.
- Alinhe as ações digitais desenvolvidas com a estratégia de marketing adotada em seu planejamento.
- Destaque os canais mais importantes, de acordo com os seus objetivos.
- Torne objetiva a distribuição da sua carga de esforço.
- Defina métricas para acompanhamento.
- Estipule as metas que você pretende atingir.
OS AUTORES
André Lima-Cardoso Miceli
Mestre em Administração pelo Ibmec RJ, com MBAs em Gestão de Negócios e Marketing pela mesma instituição. Pós-graduado no programa Advanced Executive Certificate in Management, Innovation & Technology, do Massachusetts Institute of Technology. Cursou o programa de Negociação da Harvard Law School. Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela PUC-Rio. Diretor Executivo da Infobase e da agência IInterativa. Autor dos livros “Estratégia Digital: Vantagens Competitivas na Internet” e “UML Aplicada: Da Teoria à Implementação”. É coautor do curso de Gestão de TI do Ibmec RJ e professor do MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Daniel Salvador
Publicitário graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Cursou o programa Scrummaster da Scrum Alliance. Com especialização em mídias sociais, é o principal responsável pelas ações de marketing digital da IInterativa, incluindo o planejamento, a concepção e o monitoramento de algumas das mais expressivas campanhas implementadas pela agência. Atualmente, é gerente de conteúdo e responsável pela distribuição e supervisão das atividades que envolvem as publicações da IInterativa e de seus clientes. Uma de suas maiores contribuições é a produção e avaliação de todos os relatórios entregues, munidos sempre de análises conclusivas que resultaram na identificação de tendências, comportamentos e soluções.
Roberto Simoniades
Escritor e um dos jornalistas que atuam na produção de conteúdo da agência IInterativa. É responsável pelo trabalho de pesquisa, confecção e revisão do conteúdo textual da empresa, incluindo suas principais publicações. Seus trabalhos mais importantes incluem cartilhas para fundos de pensão, e-books sobre marketing digital, textos para infográficos e pautas para empresas de setores variados. Iniciou sua carreira jornalística na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
O LIVRO
DADOS TÉCNICOS
Planejamento de Marketing Digital
André Lima, Daniel Salvador, Roberto Simoniades
17 x 24 x 1,1 cm
224 páginas
ISBN: 9788574526911
Ano: 2015