Já alguma vez ouviu falar que o “cliente tem sempre razão”? Ora, esse é um dos primeiros ensinamentos que empreendedores, vendedores e profissionais que trabalham diretamente no suporte ao cliente acabam tendo. Contudo, será mesmo verdade? Em uma fase em que existem cada vez mais formas de comunicação, é possível lidar do melhor jeito possível …
Por que os clientes devem ser sempre o foco?
Já alguma vez ouviu falar que o “cliente tem sempre razão”? Ora, esse é um dos primeiros ensinamentos que empreendedores, vendedores e profissionais que trabalham diretamente no suporte ao cliente acabam tendo. Contudo, será mesmo verdade? Em uma fase em que existem cada vez mais formas de comunicação, é possível lidar do melhor jeito possível com conflitos ou até mesmo com a satisfação de cada cliente?
Cassinos online são exemplo no foco ao cliente
A verdade é que, em um mercado cada vez mais competitivo, como é o caso do cassino online, é necessário ter um cuidado extremo no suporte ao cliente. Por isso mesmo é que, cada vez mais os Termos e Condições, requisitos de ofertas, termos usados nos cassinos online e offline, estão sendo muito claros e transparentes. Só desse jeito é que o cassino online poderá entregar as melhores condições possíveis de jogo, acompanhamento o jogador desde o momento de registro de conta, até ao seu saque.
Assim sendo, tendo como exemplo um mercado tão competitivo como o iGaming, é crucial perceber porque a opinião, revisão e comportamento dos clientes deve ser analisada e cuidada. Além disso, caso tenha esse cuidado, irá evitar problemas e ainda o risco de perder esses mesmos clientes, que poderiam ser bastante lucrativos a longo prazo.
A importância de satisfazer e fidelizar seus clientes
Parece ser óbvio que, entre uma empresa que dá atenção ao cliente, em comparação com outra que raramente responde, você daria preferência para as empresas que dão maior atenção e acompanhamento. Tendo isso em mente, ao montar um negócio, deverá considerar um serviço de suporte ao cliente dedicado e profissional, para que não corra riscos de perder clientes ou “leads”, que até tinham interesse no seu negócio, produto ou serviço.
Logo, caso um cliente se sinta bem com sua empresa, sendo aconselhado, acompanhado e até guiado, será mais provável que ele acabe retornando para seu negócio ou empresa, uma vez que esse primeiro contato foi tão positivo. A partir daí, terá mais chances de recolher seu e-mail (para campanhas de e-mail marketing) ou até mesmo para conseguir realizar “up-sell”, por exemplo.
Não esquecer também que um cliente que tenha uma boa experiência com seu negócio ou empresa, estará muito mais disposto a compartilhar seus produtos ou serviços, sendo muito mais fácil você conseguir escalar seu negócio desse jeito. Por isso mesmo é que, desde sempre, a opinião dos clientes deverá ditar o que você apresenta, oferece e venda. Só assim será possível conseguir maximizar suas chances de crescimento sustentado.
Perceba o comportamento de seus clientes
Para além de satisfazer seus clientes, os ouvindo, percebendo e corrigindo o que há de errado em seu negócio ou empresa, você deverá estar muito atento aos padrões, comportamentos e reações que os clientes têm dentro do seu website ou até mesmo em suas diferentes campanhas de marketing. É precisamente nesse momento que irá perceber as lacunas que você poderá estar tendo e que acabam prejudicando muito suas taxas de conversão (essenciais para seu sucesso a longo prazo).
Felizmente, dentro de próprios softwares (caso seu negócio esteja também online), irá perceber quais são suas páginas web nas quais seus “leads”, usuários e até já clientes passam mais tempo. Bem como, quais são as páginas web em que a taxa de conversão, de interesse e de tempo de navegação é mais curta. Mais uma vez, é a opinião e comportamento de seu público-alvo que irá determinar como você irá responder enquanto empreendedor!
Desse jeito, tente obter o máximo de recursos e uma boa dashboard, que permita entender, até em tempo real, como seus clientes se estão comportando dentro de seu website ou loja online. Por exemplo, os cassinos online sabem perfeitamente quais são os jogos favoritos dos clientes, bem como seus comportamentos, padrões de apostas, entre outras componentes. O objetivo é que seja maximizado o tempo que você passaria jogando.
Existem casos em que os clientes não têm razão?
Quer seja empreendedor, vendedor ou um profissional que lida, frequentemente, com o suporte ao cliente, com certeza que já teve momento em que se sentiu injustiçado, levando a que não tenha tido até o melhor atendimento possível. Porém, é de fato importante entender que existem potenciais clientes que possam fugir de um padrão de comportamento ou até de respeito.
Nesses casos, claramente que considerar suas opiniões ou atitudes não deverá representar a realidade da qualidade de seu serviço ou produto. Logo, deverá dar tempo suficiente para perceber se esse caso foi algo isolado e pouco significativo ou se, pelo contrário, esse acaba sendo um comportamento constante, que pode indicar que você está fazendo algo de errado. Isso porque, como já se percebeu acima, os comportamentos dos clientes também revelam muito o que estará fazendo de bem ou de ruim em seu negócio ou empresa.