Psicologia das cores dentro da publicidade | Designers Brasileiros
Artigos

Psicologia das cores dentro da publicidade

Psicologia das cores dentro da publicidade

Há vários anos, os especialistas começaram a descobrir sobre o grande impacto psicológico que as cores possuem no comportamento e nas decisões adotadas pelas pessoas. Com o passar do tempo, ao identificar a importância dessa informação, os publicitários começaram a utilizar esse conhecimento na criação dos produtos, visando alcançar resultados ainda melhores.

De acordo com levantamentos feitos sobre o tema, muitas vezes as cores de um produto são a razão principal que levam os consumidores a comprá-lo. 93% das pessoas admitiram que se concentram na aparência do item, enquanto 85% informaram que a cor é o fator que faz a diferença no momento da compra.

As diferenças entre homens e mulheres na percepção das cores

Ao adotar o conhecimento da psicologia das cores, os publicitários também levam em consideração um fator importante, que são as diferenças de percepção que existem entre os gêneros. Num amplo estudo sobre cores desenvolvido pelo designer Joe Hallock, um dos únicos pontos em comum encontrados entre os homens e as mulheres foi a preferência pela cor azul.

Campanhas publicitárias com foco no público feminino costumam apostar em cores populares entre esse grupo, como roxo e vermelho, enquanto os produtos pensados para os homens têm mais chances de terem tons de verde e preto. Com o auxílio correto das cores, o marketing tem se tornado cada vez mais sofisticado e preciso para a ascensão das marcas.

Entenda melhor sobre a influência de cada cor

Entre as marcas que apostam no poder e no impacto das cores para vender os seus produtos, é possível citar o McDonald’s, que é conhecido pelo seu logotipo vermelho e amarelo, duas cores vibrantes e que chamam a atenção das crianças, ao mesmo tempo que também criam uma sensação de urgência para o consumo.

Confira a seguir quais são as características e influências das principais tonalidades.

– Azul

É a cor preferida dos homens, e geralmente associada a sensação de paz, tranquilidade e confiança. O azul também gera um forte senso de segurança e de estímulo a produtividade. Por todos esses motivos, é a cor mais comum entre marcas conservadores e que desejam promover a confiança em seus produtos.

– Vermelho

Gera um instinto natural de urgência, o que torna o vermelho a cor mais utilizada para destacar grandes descontos e liquidações. Além disso, essa é a cor que mais desperta e estimula os consumidores, sendo assim associada a paixão, a empolgação e ao movimento constante.

– Verde

O verde está associado a saúde, a natureza e ao poder, além de estimular a harmonia e encorajar o equilíbrio. É uma cor muito utilizada por marcas que pretendem relaxar os seus consumidores e também por empresas ligadas ao meio ambiente.

– Roxo

O roxo é uma tonalidade frequentemente relacionada a realeza, ao respeito e ao conhecimento. É considerada uma das cores que mais estimulam a criatividade, e em termos de marketing, é amplamente utilizada para promover cosméticos e produtos de beleza.

– Branco

O branco está relacionado a sensação de segurança, pureza e limpeza. Sendo assim, é a cor mais comum entre as marcas de produtos de higiene e cuidados pessoais.

Sobre o autor

Designers Brasileiros

Designers Brasileiros

Comentários no Facebook