Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Por que o design é extremamente importante para cassinos?

    5 de maio de 2022

    Melhores Caça Níqueis Online no Brasil

    4 de maio de 2022

    5 dicas para designers gráficos que usam MacBooks

    2 de maio de 2022
    Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Sobre
    • Anunciar
    • Contato
    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    • Design
      • Web Design
      • Design Gráfico
      • Design de Interiores
      • Design de Embalagens
      • Design Editorial
    • Publicidade
    • Contato
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    Home»Artigos»Psicologia das cores dentro da publicidade
    Artigos

    Psicologia das cores dentro da publicidade

    Designers BrasileirosPor Designers Brasileiros29 de agosto de 2018Atualizado:3 de maio de 2019
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email WhatsApp
    Psicologia das cores dentro da publicidade
    Comp.
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email

    Há vários anos, os especialistas começaram a descobrir sobre o grande impacto psicológico que as cores possuem no comportamento e nas decisões adotadas pelas pessoas. Com o passar do tempo, ao identificar a importância dessa informação, os publicitários começaram a utilizar esse conhecimento na criação dos produtos, visando alcançar resultados ainda melhores.

    De acordo com levantamentos feitos sobre o tema, muitas vezes as cores de um produto são a razão principal que levam os consumidores a comprá-lo. 93% das pessoas admitiram que se concentram na aparência do item, enquanto 85% informaram que a cor é o fator que faz a diferença no momento da compra.

    As diferenças entre homens e mulheres na percepção das cores

    Ao adotar o conhecimento da psicologia das cores, os publicitários também levam em consideração um fator importante, que são as diferenças de percepção que existem entre os gêneros. Num amplo estudo sobre cores desenvolvido pelo designer Joe Hallock, um dos únicos pontos em comum encontrados entre os homens e as mulheres foi a preferência pela cor azul.

    Campanhas publicitárias com foco no público feminino costumam apostar em cores populares entre esse grupo, como roxo e vermelho, enquanto os produtos pensados para os homens têm mais chances de terem tons de verde e preto. Com o auxílio correto das cores, o marketing tem se tornado cada vez mais sofisticado e preciso para a ascensão das marcas.

    Entenda melhor sobre a influência de cada cor

    Entre as marcas que apostam no poder e no impacto das cores para vender os seus produtos, é possível citar o McDonald’s, que é conhecido pelo seu logotipo vermelho e amarelo, duas cores vibrantes e que chamam a atenção das crianças, ao mesmo tempo que também criam uma sensação de urgência para o consumo.

    Confira a seguir quais são as características e influências das principais tonalidades.

    – Azul

    É a cor preferida dos homens, e geralmente associada a sensação de paz, tranquilidade e confiança. O azul também gera um forte senso de segurança e de estímulo a produtividade. Por todos esses motivos, é a cor mais comum entre marcas conservadores e que desejam promover a confiança em seus produtos.

    – Vermelho

    Gera um instinto natural de urgência, o que torna o vermelho a cor mais utilizada para destacar grandes descontos e liquidações. Além disso, essa é a cor que mais desperta e estimula os consumidores, sendo assim associada a paixão, a empolgação e ao movimento constante.

    – Verde

    O verde está associado a saúde, a natureza e ao poder, além de estimular a harmonia e encorajar o equilíbrio. É uma cor muito utilizada por marcas que pretendem relaxar os seus consumidores e também por empresas ligadas ao meio ambiente.

    – Roxo

    O roxo é uma tonalidade frequentemente relacionada a realeza, ao respeito e ao conhecimento. É considerada uma das cores que mais estimulam a criatividade, e em termos de marketing, é amplamente utilizada para promover cosméticos e produtos de beleza.

    – Branco

    O branco está relacionado a sensação de segurança, pureza e limpeza. Sendo assim, é a cor mais comum entre as marcas de produtos de higiene e cuidados pessoais.

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp
    Designers Brasileiros
    Designers Brasileiros
    • Facebook

    Matérias Relacionadas

    Por que o design é extremamente importante para cassinos?

    5 de maio de 2022

    Melhores Caça Níqueis Online no Brasil

    4 de maio de 2022

    5 dicas para designers gráficos que usam MacBooks

    2 de maio de 2022

    Entenda porquê todo o designer deve usar VPN

    2 de maio de 2022

    A importância das ferramentas de conversão online

    1 de maio de 2022

    O que é o Awesomic e por que se trata de uma nova maneira de trabalho para designers

    27 de abril de 2022

    Leave A Reply Cancel Reply

    Parceiros
  • Recursos para Designers
  • Umbler - Hospedagem de Sites
  • Mais Lidas

    Pixel Art

    8 de fevereiro de 2011

    Site disponibiliza gratuitamente 25 fontes premium com licença comercial inclusa

    19 de julho de 2017

    Melhores Caça Níqueis Online no Brasil

    4 de maio de 2022

    The Inspiration Awakens

    1 de fevereiro de 2016
    Publicidade
    Designers Brasileiros
    Facebook Twitter Instagram Pinterest YouTube
    © 2022 Designers Brasileiros. Desenvolvido por Sponta Marketing.

    Digite o termo e pressione Enter para buscar. Aperte Esc para cancelar.

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies..
    Conf. de CookiesACEITAR
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR