Você pode não perceber, mas as cores exercem uma grande influência em nossos sentimentos e decisões.As cores podem ser usadas de acordo com a finalidade de um estabelecimento ou de uma iniciativa pessoal, como por exemplo, uma pessoa que quer se acalmar procura verde ou azul.Vamos conferir um pouco mais sobre esse mundo da psicologia …
Psicologia das cores: descubra o que significa cada cor
Você pode não perceber, mas as cores exercem uma grande influência em nossos sentimentos e decisões.
As cores podem ser usadas de acordo com a finalidade de um estabelecimento ou de uma iniciativa pessoal, como por exemplo, uma pessoa que quer se acalmar procura verde ou azul.
Vamos conferir um pouco mais sobre esse mundo da psicologia das cores e como elas podem nos influenciar.
Mas, qual é o significado de cada cor?
Amarelo
Essa cor representa a alegria, otimismo, felicidade, gratidão, assim como raiva e inveja. É uma cor muito associada ao sol e verão.
É considerada a cor da irritação por causa de uma substância chamada bile, que deixa nossa pele amarela quando estamos com muita raiva. Porém é considerada também a cor da iluminação e do entendimento.
Muitas placas de trânsito possuem a impressão preta sobre o fundo amarelo para propiciar um melhor efeito visual a distância.
Azul
A cor azul faz o corpo produzir substâncias químicas calmantes, por isso é muito comum seu uso em quartos e hospitais.
Está associada a confiança, calma, frio, divindade, eternidade e tecnologia.
É comum perceber o azul em logos de empresas de tecnologia, em redes sociais, em empresas de limpeza, higiene e água.
Rosa
Embora seja uma cor muito utilizada em ambientes infantis o rosa na psicologia das cores representa romantismo, delicadeza, gentileza, inocência e flores.
É muito usada para representar culturalmente o universo feminino. Vários sites e ambientes utilizam o rosa para chamar atenção das mulheres, como salões de beleza, lojas de roupa, clínicas estéticas, entre outros.
Laranja
É uma cor ligada a ambientes amigáveis, divertidos e que estimulam a comunicação e o apetite.
A cor laranja representa principalmente alegria, juventude, entusiasmo, criatividade, diversão e recreação. É comum ver canais ou lojas infantis usando essa cor.
É usada também para aumentar a visibilidade de alguns profissionais como garis e motoboys. E na sinalização em rodovias.
Verde
O verde sempre está associado a natureza, ecologia, frescor e tranquilidade por isso é muito utilizado nos logos de empresas ligadas ao meio ambiente.
Essa cor também simboliza a esperança, a saúde, a vida e o dinheiro. Sendo uma cor utilizada em hospitais, pois representa saúde e vida além de acalmar os pacientes.
Acredita-se que o verde é capaz de ajudar na digestão e reduzir dores de estômago.
Vermelho
É a cor do fogo, perigo, sangue, força, vigor, aventura, ação, amor, excitação e paixão. O vermelho estimula a frequência cardíaca, a respiração e o apetite.
É uma cor muito utilizada em marcas que sugerem aventura e ação, em empresas alimentícias, e em sites de mensagens românticas.
Por ser a cor do fogo e do perigo, maioria das sinalizações de perigo é com fundo vermelho.
Violeta
O violeta é uma cor que significa sofisticação, poder, vaidade, luxúria, sensualidade e esoterismo.
É uma cor muito utilizada em produtos e embalagens de beleza para simbolizar o luxo, o poder e a vaidade.
Podemos perceber que a cor violeta é muito utilizada em ambientes esotéricos, seja físicos ou virtuais.
Preto
É uma cor que ao mesmo tempo em que simboliza o luto, a maldade e a tristeza, pode também simbolizar a formalidade, elegância, autoridade e a sofisticação.
Maioria das roupas sociais tanto femininas como masculinas são pretas, além disso, muitas marcas usam o preto para sugerir elegância e fineza de seus produtos.
Branco
É a cor do bem, pureza, simplicidade, paz, limpeza, sofisticação e minimalismo.
Está associada ao divino, por isso a roupa de sacerdotes, padres e até do papa sempre é em sua maioria da cor branca.
É um grande símbolo de tradição noivas usarem o vestido branco no casamento.
Dependendo do uso, pode representar sofisticação e fineza, mas é comumente usado em combinação com o azul para produtos e marcas de limpeza e higiene.
Marrom
Marrom é a cor da terra, da riqueza, do cacau, do café e da natureza.
O marrom transmite um sentimento de aconchego e lar. Essa cor é normalmente usada em empresas de madeira, loja de chocolate e café, e churrascarias também.
Cinza
Representa a neutralidade e a indiferença, pois não gera sentimentos. A cor cinza é muito associada a tempestades, adversidades e até a depressão.
A cor cinza serve como uma boa base para outras cores, pois não atrai a atenção para si permitindo que as outras cores ganhem destaque.
É também considerada a cor da velhice por causa dos cabelos grisalhos dos idosos.
Conclusão: Conte com a psicologia das cores!
É importante saber o significado das cores e o que elas podem causar para conseguir atingir um objetivo, pois dificilmente você conseguirá ter uma boa noite de sono pintando o quarto com vermelho, laranja ou amarela.
Assim como o excesso de azul e verde pode gerar um ambiente calmo até demais. Sendo assim, confira o que cada cor pode causar antes de pintar qualquer cômodo da sua casa, ou fazer um logo de sucesso para sua empresa ou de um cliente.
Foto: Stock de Talulla / Shutterstock