Marcas de sucesso são reconhecidas de longe. O símbolo da Nike, por exemplo, não precisa ser acompanhado pelo nome da empresa. Assim como a maçã da Apple e o “F” do Facebook. Confira a seguir cinco dicas para criar um logo de impacto para o seu negócio: #1 Conheça bem o seu mercadoAntes de qualquer coisa …
5 dicas para um logo de sucesso
Marcas de sucesso são reconhecidas de longe. O símbolo da Nike, por exemplo, não precisa ser acompanhado pelo nome da empresa. Assim como a maçã da Apple e o “F” do Facebook. Confira a seguir cinco dicas para criar um logo de impacto para o seu negócio:
#1 Conheça bem o seu mercado
Antes de qualquer coisa você precisa conhecer a fundo o seu mercado, ou seja, entender qual o seu público alvo e o que eles esperam do seu negócio. Entenda quem de fato é a empresa no mercado e quais diferenciais você pode oferecer ao seu público-alvo.
Conhecer a sua concorrência é de suma importância, pois assim você pode encontrar um diferencial e enxergar quais erros não cometer na hora de divulgar o seu negócio.
#2 Menos é mais
Lembra do logotipo da Nike? Simples e objetivo, não é mesmo? Pois é isso que você precisa focar: simplicidade. Esqueça o modismo e aqueles logotipos cheio de detalhes. O foco é esse. Tenha em mente que seu público não é obrigado a decifrar o seu logotipo.
A Tipografia também é importante
Logotipos não são apenas imagens ou símbolos. A criação de uma boa identidade visual pede também uma tipografia criativa e exclusiva.
Alguns logotipos de marcas, que estão presentes em nosso dia a dia dispensam símbolos e/ou imagens e funcionam muito bem. Veja, por exemplo, o logo da famosa marca de canetas Bic ou até mesmo aquele refrigerante famoso, a Coca-Cola.
#3 Escolha cuidadosamente as cores
Não é a toa que o logo do nosso querido McDonald’s tem o amarelo e o vermelho como cores principais na sua identidade visual. Antes de escolher qualquer cor para a identidade visual do seu negócio pesquise sobre a psicologia das cores. Combinações corretas de cores associam ideias a marca e comunicam emoções e sentimentos, despertando sensações e desejos.
O objetivo é que seu projeto tenha um equilíbrio entre as cores, elementos e tipografia, afinal, nosso cérebro sempre dá preferência a características com mais harmonia e coerência.
Procure não incluir muitas tonalidades para que seu projeto não fique confuso ou sem sentido. Combinações de cores opostas podem acabar por tornar o seu projeto com resultado não tão agradável. Confira abaixo uma tabela, simples, com algumas combinações de cores:
#4 Aplicações
Um detalhe muito importante são as aplicações que fará com o seu logo. Cartão de visitas, banners, rede sociais, cada uma delas variam de tamanho e cor. Tenha sempre um plano B como um logotipo todo branco ou todo preto para que consiga realizar aplicações sem perder a leitura do seu logotipo ou sofrer alguma distorção.
#5 Crie um manual de identidade visual
O manual de identidade visual será o guia, com regras de uso para da sua identidade visual. Ele trará as formas corretas e não corretas de uso do seu logotipo, especificações técnicas de cores para garantir a fidelidade com o projeto original, formas corretas de aplicar os elementos e tipografias.
O primeiro contato que seu negócio terá com o seu público-alvo será através do seu logotipo. Por isso, é de suma importância que esse projeto seja pensado em cada detalhe minuciosamente, pois será ele o responsável por transmitir aos seus consumidores a sua missão ao entrar no mercado. A criação de uma boa identidade visual é tão importante quanto um ótimo nome.