Com 17 anos começa a saga de escolher o que vamos ser para o resto da vida e se você é um criativo como eu, tenho certeza que em algum momento você foi, ou vai ser, assombrado pela pergunta: Publicidade ou Design?Vou contar um pouco das minhas experiências e tentar te ajudar com essa dúvida …
Publicidade ou Design?
Com 17 anos começa a saga de escolher o que vamos ser para o resto da vida e se você é um criativo como eu, tenho certeza que em algum momento você foi, ou vai ser, assombrado pela pergunta: Publicidade ou Design?
Vou contar um pouco das minhas experiências e tentar te ajudar com essa dúvida de uma forma leve e descontraída.
Entrei na faculdade para cursar publicidade com a ideia de que fazendo este curso eu poderia trabalhar em diversas vertentes da comunicação, o que não é mentira! O curso dá uma boa pincelada em diversas áreas como fotografia, rádio, TV, vídeo, design e etc. Eu estava feliz com a minha escolha e com a grade do curso, mas no primeiro semestre consegui um estágio como designer e fui percebendo que o que eu aprendia e o que eu executava dentro da agência era muito diferente!
Em publicidade você está no centro da marca, onde você procura soluções para tudo em volta dela, exemplo: Você como publicitário precisa fazer pesquisas para conhecer seu cliente e seu público alvo, precisa planejar em qual mídia sua campanha ou produto deve ser apresentada e por aí vai… você é treinado a se tornar um vendedor de ideias e soluções e o que eu fazia dentro da agência era totalmente diferente. Eu recebia todo esse planejamento que foi feito pelo marketing da empresa, em forma de briefing e “layoutava” da melhor maneira possível visando um impacto positivo no cliente final. Com esse estágio percebi que eu não gostava de publicidade e que minha veia era criativa. Eu não queria ser a pessoa da pesquisa e do planejamento, eu queria ser o cara que fazia essa pesquisa se tornar em algo visível e funcional. Você como designer vai estar o tempo todo pensando em como tornar o que foi feito atraente e de fácil absorção, você cria identidades nas mídias propostas pensando no público final e em como convencê-los a comprar a ideia ou serviço proposto através dos recursos sensoriais.
Concluindo, se você é uma pessoa que gosta de pesquisar, criar soluções e convencer pessoas o melhor caminho para você é a publicidade, a faculdade irá te ensinar ferramentas ótimas para seguir esse caminho e você será bem aceito em departamentos de marketing e agências de publicidade em diversos setores dentro dela. Já você que como eu, prefere quebrar a cabeça transformando ideias em soluções sensoriais, parabéns você é um criativo nato e design é sua faculdade, você irá aprender mais sobre programas de edição, diagramação, psicologia das cores, entre outros, será também bem-vindo para trabalhar em agências de publicidade e estúdios de design.
Lembrando que essa é uma impressão pessoal sobre o assunto, uma coisa que tenho certeza absoluta é que atrás de uma grande campanha de sucesso existe sim um publicitário e um designer que souberam trabalhar em harmonia e entregaram um ótimo resultado e isso que é importante tanto para empresa contratante, quanto para o cliente final.
Publicidade ou Design | Texto de Danillo Lemes, da Plug.