Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Quais são os melhores cassinos online do Brasil?

    28 de junho de 2022

    Skillshare chega ao Brasil para democratizar o acesso ao aprendizado online

    22 de junho de 2022

    Aposta única: a forma mais simples de esportebet pré aposta

    31 de maio de 2022
    Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Sobre
    • Anunciar
    • Contato
    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    • Design
      • Web Design
      • Design Gráfico
      • Design de Interiores
      • Design de Embalagens
      • Design Editorial
    • Publicidade
    • Contato
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    Home»Bate-papo»Ser referência e formador de opinião – Bate-papo com Luiz Yassuda, do B9
    Bate-papo

    Ser referência e formador de opinião – Bate-papo com Luiz Yassuda, do B9

    Ana CarolinaPor Ana Carolina2 de maio de 2016Atualizado:2 de maio de 2016
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email WhatsApp
    Comp.
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email

    Hoje temos uma presença ilustre aqui no Designers Brasileiros: Luiz Yassuda, publicitário, autor do B9, Mupoca e Braincast, juntamente com figuras como Carlos Merigo, Guga Mafra, Cris Dias entre outros.

    Bom, aqui no Designers Brasileiros falamos sobre tudo referente a Design. Assim como diversos grupos criativos, temos inspirações, e o B9 é uma referência nesse mundo de publicidade e propaganda, comunicação no geral, é um dos maiores portais, quiçá o maior não é mesmo?!

    A.C: Gostaria que se apresentasse, falasse de você (formação, carreira essas coisas) o que gosta além de boa comida e um bom negroni (rs) para galera conhecer o você mais a fundo.

    Yassuda: Bom, eu sou publicitário por formação, graduado pela ECA-USP, e passei a primeira década da minha carreira profissional trabalhando em agências de todo o tipo de porte. Desde as menores e mais moderninhas na época às grandes e bem tradicionais. Aí resolvi tirar um período sabático e desde então toco a minha empresa de mídias digitais e sociais, focando bastante em desenvolvimento de conteúdo. Esta é a parte chata. A parte mais interessante é poder ter um tempinho para produzir coisas que acredito – como os podcasts e algumas coberturas bacanas de eventos – que ajudam a trazer novidades e discussões para as pessoas. Sou modesto, mas acredito que é bem recompensador ouvir das pessoas que elas aprenderam algo numa discussão de Mupoca ou de Braincast.

    A.C: Como vocês começaram? Como surgiu a ideia?

    Yassuda: Ele começou em 2002 como um blog do Merigo para compartilhar coisas interessantes que aconteciam no mundo da publicidade. Mais tarde, até pelo amadurecimento profissional, começou a se tornar um hub de gente do mercado, seja participando diretamente nas postagens, seja comentando e compartilhando links. E aos poucos foi ganhando a cara que tem hoje – um portal sobre todas as nuances da criatividade e da inovação tecnológica para a comunicação.

    A.C: Como foi começar o podcast que é uma linguagem tão diferente do rádio, da tv, da internet.

    Yassuda: O embrião do Braincast é mais antigo, quando ninguém ainda falava sobre podcasts no país, exceto alguns poucos heróis. Não existiam players, a Internet era lenta e ruim. Para ouvir podcasts, você tinha que obrigatoriamente baixar um arquivo que levaria, numa boa conexão, pouco menos de uma hora para vir. De lá para cá, o que mudou foi o refinamento da produção, a profundidade dos temas e a manutenção dos formatos que iam dando certo. Quando comecei a participar, já era uma nova fase em que testamos vídeos num formato mais curto, lá por 2010, resgatando o formato podcast em 2012.

    A.C: Recentemente você participou do Adobe Summit, evento Adobe que apresenta as novidades, e a sua plataforma, Marketing Cloud, foi a bola da vez .“O conceito defendido pela empresa é que há uma terceira onda digital em que qualquer companhia, independentemente do que produza, deve ser uma gestora de boas experiências digitais com os seus consumidores.” Como foi participar do evento?

    Yassuda: Fomos conhecer as novidades a convite da Adobe e, claro, havia bastante coisa acontecendo. Mas é mais importante nessa história toda de “terceira onda” é como o trabalho deve ser feito em comunicação. Embasamento técnico, testes mais ágeis do que funciona e o que não funciona na prática e rapidez para mudar caminhos mudam radicalmente conceitos anteriores de campanha, mesmo as digitais.

    A.C: O que mais te surpreendeu dentre as novidades?

    Yassuda: Eles estão lançando uma ferramenta que substitui todo o trabalho de criar 523647856239485 banners diferentes para uma mesma campanha. Este custo de produção hoje mantém empresas, parte da criação das agências, e está sendo substituído por um script. É no mínimo para ficar de olho.

    A.C: Você fala bastante de tech lá no B9, o que você acha dessa relação design + tecnologia?

    Yassuda: Uma não vive sem a outra. Tecnologia se torna acessível para leigos por meio de uma interface bem resolvida. Produtos são mais ou menos comprados se adequam-se à mão do usuário, aos olhos, ao gosto. Enfim. Ao mesmo tempo, os processos de produção modernos tornam as peças com bom design mais acessíveis, nos levando ao reaproveitamento intenso de materiais, impressão, etc.

    A.C: Para terminar nosso papo quais são as suas dicas para os criativos, para quem está começando na área, em blogs, sendo designer, dev, publicitário (do meio)?

    Yassuda: Mais do que ser interessado, faça algo também por amor, por vontade de crescer, de aprender algo. Esperar um emprego perfeito que vá ter tudo o que você gosta e ainda vai pagar por isso é um sonho que quase ninguém alcança. Tem um monte de ferramentas por aí, um monte de oportunidades para criar algo próprio e muitas vezes ficamos esperando sentados na cadeira de uma agência ou escritório de design à espera do briefing perfeito que nunca chega. Pois é. No meu caso, só aconteceu depois de muito tentar em projetos bem pessoais, externos, extracurriculares, enfim, chame como quiser. Mas tenha um.

    Conheça o trabalho do Luiz Yassuda: http://luizyassuda.com.br

    Gostou do nosso papo? Deixe seus comentários, sugestões e até a próxima.

    Beijos.

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp
    Ana Carolina

    Tem 25 anos, Fundadora da Lorac Ideias, vive de sonhos, amante de batata e minhoca de gelatina, redatora por paixão e profissão, cheia de ideias, um pouco gamer, adora viajar e andar com os pés descalços.

    Leave A Reply Cancel Reply

    Parceiros
  • Recursos para Designers
  • Umbler - Hospedagem de Sites
  • Mais Lidas

    Shutterstock lança Relatório de Tendências Criativas de 2018

    29 de janeiro de 2018

    Começar o projeto direto pela interface visual é um erro

    22 de março de 2017

    9 mulheres designers que você deve seguir no Behance

    8 de março de 2017

    Heineken apresenta nova identidade visual e lança opção de lata mini

    23 de setembro de 2016
    Publicidade
    Designers Brasileiros
    Facebook Twitter Instagram Pinterest YouTube
    © 2022 Designers Brasileiros. Desenvolvido por Sponta Marketing.

    Digite o termo e pressione Enter para buscar. Aperte Esc para cancelar.

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies..
    Conf. de CookiesACEITAR
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR