Criar um logo não é tão difícil quanto parece, de certa maneira, é até uma tarefa simples em alguns casos. Você já ouviu a frase “qualquer um pode criar um logo, porém nem todos conseguem criar o logo”? Bom, saiba que essa sentença é verdadeira e se você para pensar um pouco, vai perceber isso …
7 dicas para criar um logo
Criar um logo não é tão difícil quanto parece, de certa maneira, é até uma tarefa simples em alguns casos. Você já ouviu a frase “qualquer um pode criar um logo, porém nem todos conseguem criar o logo”? Bom, saiba que essa sentença é verdadeira e se você para pensar um pouco, vai perceber isso em menos de um minuto. A real dificuldade de se criar um logo é justamente criar o logo certo para o projeto que você está desenvolvendo. Mas como saber se o logo que estou criando é o certo para o meu projeto? Abaixo vou listar sete dicas, retiradas do livro “Logo Design Love”, que irão fazer com que você comece a pensar diferente no momento que você for desenvolver seus logos.
1 – Seja simples
Faça algo simples, nada complexo. Isso irá trazer uma maior versatilidade ao seu projeto. Um logo simples é mais fácil de ser aplicado nas diversas mídias que existem nos dias de hoje, seja ela digital ou não. Além disso será facilmente reconhecido e lembrado por seu público e tem mais chances de se tornar duradouro.
2 – Torne-o relevante
Faça do seu logo, um logo que possua relevância com o mercado no qual está inserido, com seu cliente e público. Buscar essas informações, por mais que seja trabalhoso, tornará seu projeto mais refinado e facilitará a sua busca por soluções que se diferenciem dos concorrentes, mas que continuem relevantes ao universo no qual o projeto será implementado.
3 – Busque a tradição
A ideia aqui é não seguir tendências, elas vêm e vão como as ondas do mar e a última coisa que queremos é criar um projeto que ficará desatualizado em pouco tempo. Não estou dizendo que o logo que você irá criar deve ser imutável para sempre, mas que crie algo que seja durável e que só passe por alguns refinamentos durante o passar do tempo, de forma que a ideia central continue a mesma.
4 – Distinção
Se diferenciar da concorrência é o que a maioria das empresas buscam e procurar criar um logo que se difere dos demais é um bom começo. Para fazer do seu logo um logo que seja facilmente reconhecível, comece trabalhando suas formas em preto e branco, isso irá lhe ajudar a construir marcas que sejam mais distintas, já que o contraste enfatiza a forma ou a ideia. Adicione cor somente após ter uma forma que se comporte bem em preto e branco.
5 – Memorável
O seu objetivo aqui é criar um logo que o público consiga lembrar com um rápido olhar. Hoje vivemos em uma sociedade que recebe informações de todos os lados e um logo que é facilmente identificado pode se sobressair perante os outros.
6 – Pense pequeno
Todos sonhamos em sair na rua e ver nossos trabalhos em grandes outdoor, porém lembre-se que o logo que você está desenvolvendo também estará presentes em lugares pequenos. O ideal é que seu logo consiga ser reconhecido até o tamanho de uma polegada, e a única maneira de fazer isso é mante-lo simples. Possuir essa preocupação também faz com que seu projeto se torne durável.
7 – Foque em uma coisa
Como já disse acima, o público não terá muito tempo para ficar analisando seu logo, portanto busque construir um logo que possua apenas um ícone.
8 – Dica Bônus: Quebre as Regras
Apesar das dicas anteriores lhe proporcionarem uma maior chance de entregar logos intemporais e duradouros, tenha em mente que regras foram feitas para serem quebradas. Por isso se permita explorar novos caminhos quando o projeto em questão pedir um caminho diferente.