7 Regras para criar um logotipo perfeito | Designers Brasileiros
Um logotipo é um conceito, símbolo, elemento gráfico que representa a principal característica ou a orientação básica de uma empresa, site ou produto. Em outras palavras, o logotipo é o elemento que fornece feed-back para o cliente em potencial.

A finalidade de um logotipo é fazer com que as pessoas digam algo assim: “Ei, olhe para isso, aqui podemos comprar amostras de elevada qualidade, eu vi esse símbolo na amostra do Tom, que é realmente fabuloso, ele mostra o tempo sem erro “. Um grande logotipo liga instantaneamente as pessoas com o produto. Por exemplo, o logotipo da Coca-Cola é conhecido mundialmente, quando você vê o que é o logotipo, é como se sentisse o gosto do refrigerante na sua boca.

Tem uma qualidade importante, que é essencial para o logos: é atemporal, desde 1885 eles estão usando o mesmo logotipo e isso é algo que traz uma invisível, mas importante vantagem para eles.

História do Logo

A idéia do logotipo parece ser algo que nasceu no mesmo tempo que a Internet, mas sua história é mais antiga do que você imagina. Os mesopotâmios e egípcios usado para carimbar seus tijolos, a fim de revelar o lugar da construção pretendida. Os romanos evoluídos, eles estampavam em seus tijolos local de origem, destino final e da marca do fabricante.

A Idade Média não foi um período bom para o logos, mas a Revolução Industrial foi mais um passo para logotipos e seus criadores. A segunda parte do século 20 foi o desenvolvimento real de criação de marcas e logotipos, e desde então temos vindo a assistir a uma identidade (r) evolução.

Infelizmente não existe uma regra para fazer um excelente logo, o processo de criação é uma arte na minha opinião (esta é também a opinião da maioria dos web designers e logo), e tudo depende da criatividade e do poder de expressividade do designer. Apesar disso, os projetistas tentaram fazer um conjunto de normas neste domínio para ajudá-lo no processo de criação. Aqui está uma lista que se baseia em princípios comuns que você encontra em todas as listas de princípios de design de logotipo. De qualquer maneira, ninguém tem uma lista definitiva de princípios básicos de design de logotipo, e acredito que nunca será estabelecido como arte.

1.Seu logo deve ser capaz de ser usado em uma variedade de meios de comunicação

O desenvolvimento dos meios de comunicação representa um fato importante no projeto do logotipo. No passado, todas as marcas e logotipos só foram utilizados na impressão, muito mais, a qualidade da cor e do mesmo estilo não era tão importante como hoje em dia. Um logotipo moderno pode ser usado na impressão, em uma resolução muito alta, em um site, em um banner, em cartões de visita, e até em camisetas. Uma solução para isso é realizar um logotipo que é muito simples e versátil. Um bom exemplo é o logo da “Nike”, que é apenas um pequeno Swosh preto, que parece o mesmo em todos os meios de comunicação social. Esta qualidade é também chamada de versatilidade.

Logo Nike em uma camiseta

Logo Nike em uma parede

2.O logo deve ser fácil de memorizar e de compreender para todos

Mais uma vez a simplicidade é a chave do design do logotipo. Na criação de um logotipo que devemos considerar o valor humano monemônico, torna-se inesquecível.

Cor do Logotipo:

Quando vemos azul nos faz sonhar com o mar, vermelho significa para mim, perigo ou coisas proibidas, verde faz-me sentir calmo e me faz pensar de grama e da natureza. Usando estas cores no contexto, controla os nossos pensamentos em um bom caminho.

Uma combinação de cores adaptadas é também mais um passo, por exemplo, se estamos fazendo um logotipo para uma creche não é recomendado o uso de vermelho com preto é uma mensagem muito forte. A combinação da cor branca, que neste caso inspira o sentimento de pureza pode ser usado com azul ou talvez alguma variação de verde. (Repito, este é apenas meu conselho, não há nenhuma regra).

Forma do Logotipo:

A forma de um logotipo é outra parte importante: a forma complicada coloca as pessoas em uma posição difícil, é difícil ver o desenho … a mensagem com certeza é totalmente estranho para eles.

Um exemplo de logotipo impróprio

Grande logotipo, combinação de cor perfeita

3.Seu logo deve ser capaz de responder às perguntas: por quê? , Quem? , O quê?

Um logotipo não deve explicar que a empresa faz (o logotipo da “LG” tem alguma ligação com os itens que ela fabrica ou telas de TV? Claro que sim, mas não são uma corporação importante e grande neste campo). No entanto você não pode usar tudo para todos, o logotipo deve inspirar-nos a pensar o produto na forma como a empresa que o produz quer que nós pensamos. Se você quiser fazer um bom logotipo para um cliente tem de ter as respostas a estas perguntas:

1. Por que você precisa deste logotipo?
2. Quem é o alvo?
3. Qual é a finalidade disso?

A compreensão dessas é uma obrigação, não um ponto dispensável no processo de criação, ignorando que pode causar uma situação muito embaraçosa: talvez você vai fazer um grande logotipo moderno e com estilo discoteca para uma empresa que produz mobiliário clássico, um desencontro entre o forte estilo adotado para o logotipo e a essência do fabricante irá ocorrer.

Forte desencontro entre o estilo do logotipo e do produto

4.Seu logo deve ser atemporal

Mencionei anteriormente a Coca-Cola, seu logotipo é atemporal. Sendo atemporal o que o tempo não altera a qualidade. Mudanças de estilo, você pode facilmente encontrar na Internet muitos artigos que soam como: “Novas tendências em design para 2011”.

Uma empresa que quer estar na moda com o projeto poderia pensar que eles devem mudar o seu logotipo a cada ano … mas isso é um grave erro, o cliente mal aprendeu logo e começou a usar-lo em um ano, você não pode mudar ele. O logotipo da ABC foi desenhado por Paul Rand em 1962 e nunca foi modificada. Este é outro exemplo relevante do que é atemporal.

5.Seu logo deve ser capaz de ser exibido em preto e branco

Esta regra é um convite à simplicidade, na minha opinião acho que o conceito em si faz a diferença e não a forma como o conceito se materializa. O logotipo da Nike, LG, Coca Cola, ABC são fáceis de desenhar com uma caneta, eles não precisam de alta resolução, efeitos especiais ou sombras no Photoshop, Illustrator, Gimp.

Preto e branco = branco e preto

6.Seu logo deve ser impressionante e sedutor

Um logotipo é a primeira resposta à seguinte pergunta: “Por que eu sou melhor ou diferente dos outros?”. Ter um logotipo impressionante e sedutor aproxima-te de potenciais clientes. Uma marca impressionante dá seu respeito a parceiros e confiança em seu poder. A originalidade da empresa começa com o logo, assim que um logotipo original é um plus importante em uma competição econômica. Há um dilema: se eu fizer um logotipo original pode ser apreciado como uma nova construção, uma mini-revolução, talvez, mas ele pode ser visto como um elemento que se destaca no mundo do design de logotipo.

Outro Logo Grande

Conceito Interessante

7.Seu logo deve ser simples

Creio que esta é a regra mais importante e a conclusão é a seguinte: em muitos casos, as coisas simples explicam e contem a melhor mensagem do que uma coisa complicada. Os logotipos abaixo são uma boa prova.

Logotipo da WWF

Logo da Adidas

Logotipo da IBM

Podem começar a compartilhar seus pensamentos sobre o artigo através da seção de comentários.

Dalmir
Author

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook