A efetividade das lives no Instagram em meio à pandemia

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce nos últimos tempos. Além de ganhar novos usuários dia após dia, a plataforma também está em constante atualização, com o objetivo de se adaptar aos novos modos de uso. Atualmente, o aplicativo que pertence ao Facebook é uma ótima opção de divulgação para marcas e …

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce nos últimos tempos. Além de ganhar novos usuários dia após dia, a plataforma também está em constante atualização, com o objetivo de se adaptar aos novos modos de uso. Atualmente, o aplicativo que pertence ao Facebook é uma ótima opção de divulgação para marcas e empresas. Nele é possível utilizar dois formatos: imagem e vídeo. Em termos de alcance, performance e conversão, está muito à frente das postagens feitas com imagem, além de proporcionar diversas opções de formato. Durante a pandemia, um formato de post em vídeo específico está em alta: as transmissões ao vivo. Por esse motivo, o objetivo desse texto é mostrar quais são os benefícios de se utilizar esse formato atualmente.

Há alguns anos, as redes sociais já são parte bastante presente no dia a dia do ser humano. Mesmo em meio à correria do cotidiano, elas encontram um bom fragmento de espaço em nossa rotina. Agora imagine em um período como o que estamos vivendo, no qual, muitas vezes, tempo é o que mais temos à disposição. Desde o início do confinamento, o acesso às mídias digitais têm crescido consideravelmente e a produção de lives também. Para se te uma ideia, no mês de março, o primeiro da pandemia, o uso de lives no Instagram cresceu 70%.

O método surgiu como alternativa a artistas que, impossibilitados de fazer shows presenciais, viram no meio digital a possibilidade de realizar apresentações e, além disso, angariar fundos através de doações financeiras espontâneas feitas pelos expectadores. Além da escassez de apresentações ao vivo, existem outros pontos que colaboram para a boa performance dos vídeos ao vivo no Instagram.

NOTIFICAÇÃO AOS SEGUIDORES

Um ponto que você já deve ter percebido, como usuário de redes sociais, é que quando alguém inicia uma transmissão ao vivo no Instagram, todos os seguidores dessa pessoa são notificados instantaneamente. Logo, isso tende a ser bem mais efetivo do que a distribuição dos vídeos que estão no feed que é feita normalmente pelos algoritmos de distribuição. Não existe uma garantia de que todas as pessoas que receberem a notificação irão entrar para assistir à transmissão, mas quanto mais pessoas forem notificadas, maior a chance de ter uma boa audiência, não é?


PRATICIDADE PARA EXECUTAR          

Há anos o vídeo vem sendo o formato mais efetivo para se trabalhar nas redes sociais, mas ele sempre foi o mais complexo de se produzir. No início da década, para se ter um bom resultado, era preciso utilizar uma câmera profissional, um bom microfone e ter boas noções de edição. Com a evolução tecnológica, principalmente dos smartphones, hoje temos a solução para tudo isso na palma da nossa mão. Além disso, a live não necessita de edição, justamente por ser ao vivo. Outro ponto importante é que um formato mais “amador” é cada vez mais aceito no Instagram. Hoje, os smartphones têm câmeras potentes, o próprio microfone que está no fone de ouvido é bastante eficaz. Some isso a uma boa conexão de internet e você tem o que é necessário para realizar uma transmissão ao vivo.

INTERAÇÃO COM O PÚBLICO

As transmissões ao vivo são se restringem apenas a apresentações musicais. No momento em que estamos vivendo, muitas coisas são feitas por ali: aulas de academia, palestras, cursos, danças, bate-papo e muito mais. A transmissão ao vivo acaba criando um ambiente que propicia a interação da marca com o público. Assim como a transmissão, as mensagens enviadas pelas pessoas também são instantâneas, ou seja, ocorrem em tempo real e podem ajudar você a tornar seu vídeo ainda mais atrativo ao público, podendo, além de reter as pessoas que ali estão, trazer nosso expectadores que podem se identificar com o conteúdo que está sendo transmitido.

Muito se tem falado que o mundo migra muitas de suas atividades para o meio digital. Em meio a uma pandemia que acarreta em um confinamento, isso torna-se ainda mais evidente, mostrando que, cada vez mais, precisamos estar preparados para fazer as adaptações que os novos meios de consumo irão exigir de nossas marcas.

Designers Brasileiros

Designers Brasileiros

Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *