Um projeto de designer gráfico envolve 3 fase principais( concepção, produção e reprodução ), a seguir tentarei explicar cada uma delas de forma simples e objetiva:
Fase 1
Concepção: Fase de definição de ideias, materiais e formatos a serem usados e dos detalhes que envolvem todo o trabalho. É nesta fase que são determinados todos os PORQUÊS e COMOS da campanha. Estão dentro desta fase o briefing, definição de linha de criação, objetivos do projeto, público alvo e como atingi- lo, qual a mensagem a ser passada, , concorrentes, brainstorm e layout.
Fase 2
Produção: Fase onde se começa a dar vida ao trabalho e a produzir a arte final para reproduzir a ideia em gráfica. Só se inicia esse processo quando o cliente aprova a ideia e o orçamento. Estão envolvidos a produção ou aluguel de fotos em banco de imagens, acompanhamento do cliente, diagramação, apresentação do material ao cliente, verificação de fontes e produção do fotolito.
Fase 3
Reprodução: Fase final do trabalho, concluído pela gráfica a partir do fotolito. Estão envolvidos nesta fase a regulagem da impressora, impressão do material, entrega do material à agência, conferência do material e por fim entrega e aprovação do cliente.
“A Profissão Designer é em outras palavras Projetista, se você está na área e não trabalha baseado em projetar, pense e refaça seus conceitos”