Avast, o antivírus mais utilizado no mundo, acaba de anunciar seu novo logo. Inaugurado em 1988, com o nome de ALWIL Software. Um ano mais tarde, toda a empresa estava usando Avast. Você sabia? Avast antes se chamava ALWIL e seu nome atual é um acrônimo de Anti-Virus Advanced Set. Hoje, a empresa realizou uma reformulação …
As definições de logo foram atualizadas. Avast apresenta novo logo
Avast, o antivírus mais utilizado no mundo, acaba de anunciar seu novo logo. Inaugurado em 1988, com o nome de ALWIL Software. Um ano mais tarde, toda a empresa estava usando Avast.
Você sabia? Avast antes se chamava ALWIL e seu nome atual é um acrônimo de Anti-Virus Advanced Set.
Hoje, a empresa realizou uma reformulação de identidade corporativa, que visa resolver certos aspectos práticos e modernizar a marca de acordo com as novas realidades.
O logotipo final foi projetado em 2010, isso mesmo, 2010, por um funcionário da Avast: Martin Novak. Sua forma orgânica envolvendo a letra A simbolizaria a comunidade de usuários ao redor do Avast. Esta aparência curvada e irregular fez muitos empregados chamá-lo de “ameba”.
“Para determinar como queríamos evoluir o nosso logotipo e o sistema visual, olhamos para os logotipos e os sistemas visuais de outras empresas em nossa indústria, para ver o que eles fizeram. Vimos um monte de escudos e símbolo do ‘visto’ -check marks-. Vimos também um monte de vermelho, azul e amarelo. Decidimos explorar maneiras de fazer uma mudança de logotipo mais radical e preservar o nosso valor da marca, mas no final, o nosso trabalho com o laranja ficou muito bem, por isso escolhemos ela para uma evolução do nosso projeto, não uma revolução, preservando o nosso aspecto distintivo”, disse Robin Selden, diretor de marketing para a empresa
Mas uma das razões para este redesign, foram os problemas práticos decorrentes do logotipo anterior. O ponto de exclamação no final do nome, foi muitas vezes confundido com a letra “i”, o que causou algumas pessoas a errar, referindo-se a marca como avasti.
A proporção de tamanho entre a “Amoeba” e a tipografia também fixo, fez com que ambos ficassem equilibrados, optimizando assim a legibilidade do nome para tamanhos pequenos.
A nova paleta inclui dois tons de roxo ao lado do laranja, para buscar juntos e, criar, um tom “reconhecível e memorável”.
Ah e por favor, não esqueçam desse motion. F0000000000000D@!
O projeto foi desenvolvido pela equipe interna da empresa com a ajuda de consultoria de branding Siegel + Gale