BlaBlaCar anuncia mudanças profundas: nova identidade e algoritmo
Design Gráfico

BlaBlaCar anuncia mudanças profundas: nova identidade e algoritmo

O novo logotipo muda de cor e opta por uma tipografia mais formal e moderna

A BlaBlaCar mudou o algoritmo de sua aplicação para favorecer mais conexões locais e renovou sua identidade visual. Tudo de uma vez. É uma profunda mudança interna da empresa que reflete a necessidade de se adaptar a um setor em constante transformação, como o transporte.

Nova identidade

Blablacar deixa as cores verdes, azuis e vermelhas do seu antigo logotipo e aposta em 3 novas tonalidades. É um azul claro combinado com um verde escuro e a interseção em um verde água. Além das cores, a tipografia também evolui de uma imagem mais informal para uma mais moderna e séria.

blablacar nova identidade

De acordo com a própria empresa, trata-se de apostar em uma imagem de marca focada em reforçar o que consideram essencial em seu serviço: as relações sociais. Com esta mudança de imagem, o novo aplicativo ficou assim:

Mudança de algoritmo

Com a mudança do algoritmo, a partir de agora o compartilhamento de viagem vai permitir que os usuários selecionem o ponto de partida exato, como o ponto específico de chegada, em vez de manter o sistema atual em que o condutor e passageiro combinam um ponto de encontro.

Nos próximos meses, a BlaBlaCar também começará a sugerir aos motoristas possíveis passageiros a serem retirados durante a rota entre as duas cidades da rota. Ou seja, se falarmos de uma rota São Paulo – Campinas, com este novo sistema, o motorista poderia pegar passageiros em locais através dos quais passa a rota como Jundiaí, Itupeva e Cajamar, por exemplo.

Com este novo algoritmo, a Blablacar calcula que poderia multiplicar por 10 o número de viagens por mês.

De olho na Uber?

A mudança de algoritmo da Blablacar pode ser interpretada como uma reviravolta de uma empresa baseada em uma iniciativa de economia colaborativa com passageiros e motoristas interessados ​​em compartilhar as despesas de viagem, em direção a uma plataforma mais orientada para o transporte profissional sob demanda, algo mais específico com fazem a Uber, Cabify e 99 POP.

Seja como for, a mudança já está em andamento e será estendida aos 22 países em que a Blablacar opera ao longo do primeiro semestre deste ano. Isso ocorre após 12 anos da fundação da empresa na França. Hoje a plataforma já possui 60 milhões de usuários em todo o mundo.

Sobre o autor

Dalmir

Dalmir

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook