Cinco dicas de design para criar um aplicativo atraente | Designers Brasileiros
Design de Aplicativos

Cinco dicas de design para criar um aplicativo atraente

Cinco dicas de design para criar um aplicativo atraente

O aplicativo mobile perfeito surge de uma delicada combinação entre engenharia e design, com o objetivo final sendo a experiência marcante que levará à uma grande adoção. Achou a metáfora esquisita? Bom, basicamente, tornar o seu mobile app bonito é um fator crucial na hora de convencer usuários a adotá-lo. Então o que você precisa levar em conta ao colaborar com um designer no desenvolvimento de um visual e sensação para o seu app?

Primeiramente, é importante pensar em design desde o começo. Programadores com frequência se concentram demais nas mecânicas de uso, ignorando o formato até chegar a uma etapa muito avançada do processo de desenvolvimento. A chave para um app atraente é envolver o designer desde a hora na qual os programadores decidirem sobre o storyboard – ele focará nos elementos que levarão o aplicativo além do bom funcionamento e até a beleza.

Enfim, quais devem ser as preocupações de um designer? Conheça cinco dicas de design para criar um app atraente.

1. Atente a detalhes

Pense em aplicativos bem sucedidos: o que eles têm em comum? É provável que todos possuam uma tipografia agradável, layout arejado e imagens de alta resolução. Nunca subestime o poder dos detalhes: usuários valorizam beleza tanto quanto uma navegação impecável. Nessa era de telas de retina, é importante acolher as imagens de alta resolução (você sempre poderá compactá-las depois).

2. Incorpore a sua marca

Isso pode soar óbvio, mas você quer a consolidação da marca e design em todos os fatores, desde o logo até o site do seu app. Cores devem ser selecionadas com cautela e é preferível usar um logo no cabeçalho do seu app, em vez de texto, para enfatizar a marca e estimular o reconhecimento dela. Quando Facebook comprou Instagram, por exemplo,foi mantido o ícone da câmera no Instagram, hoje mundialmente reconhecível, mas as funcionalidades do fundo do aplicativo mudaram para o tom de azul do Facebook, mantendo o reconhecimento da marca em ambas companhias. O ideal é que a marca sejatão fácil de identificar ao ponto de uma pessoa enxergar uma cor ou um logo e logo pensar no seu app.

3. Lembre que um dispositivo mobile não é um mini-computador

Um erro comum nos tempos áureos daconstrução de apps era encarar smart phones como computadores minúsculos, e não como dispositivos completamente  novos, com funções inéditas e expectativas diferentes por parte do usuário. É tentador refletir as mesmas funcionalidades da versão web do seu app, especialmente se ele começou a partir de uma aplicação para website, mas essa abordagem está errada. Ao inventar um design para mobile, você precisa pensar nos gestos como parte da funcionalidade – algo que não recebe nem de longe tanta dedicação quando falamos de web apps.

4. Crie o design de acordo com a plataforma e o telefone

Ah, lembra quando você só precisava conceber para iPhone? Bem, hoje existem vários dispositivos e plataformas. Para modelar seu app, você terá de trabalhar tanto com Android quanto com iOS, e não fará mal considerar a plataforma Windows, já que o relativamente novo Windows phone anda ganhando popularidade. Por um lado, alguns elementos podem se manter iguais entre todas as plataformas, como os splash screens. Por outro, certas utilidades precisam ser cuidadas de maneira diferente. Além disso, como os telefones variam em tamanho, o design precisa se adaptar a cada dimensão. Um jeito inteligente de fazer isso é tendo três conjuntos de gráficos: alta densidade, média densidade e baixa densidade. Você não vai se arrepender.

5. Customize para o seu usuário

Normalmente, é o engenheiro quem se preocupa com a experiência do usuário, mas designers (e o dono da companhia!) devem mantê-lo em mente também. Pense no contexto em que um usuário interage com o aplicativo: ele funcionará sob uma forte luz solar? Aparecem muitas palavras em branco contra fundos pretos, dificultando a visualição para quem tem problemas de vista? A fonte dá certo em várias linguagens? É importante lembrar de todos esses aspectos enquanto se está desenvolvendo design para app. Um ótimo jeito de testar isso é, claro, entregando o dispositivo para o parente menos familiarizado com tecnologia que você conhece e perguntar o que ele achou – isso renderá boas sugestões.

Design para mobile app é algo desafiador, mas que oferece grandes recompensas para as empresas que o fazem do jeito certo.

Sobre a 99designs.

A 99designs, o maior marketplace de design gráfico do mundo, ajudou mais de 400.000 negócios a encontrar design de qualidade à preços acessíveis. A 99designs inaugurou o modelo de concorrência criativa (crowdsourcing), onde empresas recebem diversas opções de design e pagam pelo favorita. Ademais, podem trabalhar individualmente com designers em projetos 1-para-1, comprar templates prontos da Loja de Logos e contratar micro-tarefas de design entregues em menos de 1 hora. São mais de 1.020.000 designers de 192 países que formam esta competente e talentosa comunidade para ajudar a empresas de todo o mundo a crescerem com sucesso. A 99designs recebeu investimentos da Accel Partners e adquiriu no Brasil a empresa LogoChef.com.br quando de sua entrada no mercado nacional.

Sobre o autor

Dalmir

Dalmir

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook