Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Quais são os melhores cassinos online do Brasil?

    28 de junho de 2022

    Skillshare chega ao Brasil para democratizar o acesso ao aprendizado online

    22 de junho de 2022

    Aposta única: a forma mais simples de esportebet pré aposta

    31 de maio de 2022
    Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Sobre
    • Anunciar
    • Contato
    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    • Design
      • Web Design
      • Design Gráfico
      • Design de Interiores
      • Design de Embalagens
      • Design Editorial
    • Publicidade
    • Contato
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    Home»Design de Aplicativos»Repensando a experiência mobile do Cartola FC
    Design de Aplicativos

    Repensando a experiência mobile do Cartola FC

    Designers BrasileirosPor Designers Brasileiros9 de julho de 2018Atualizado:9 de julho de 2018
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email WhatsApp
    Cartola FC
    Comp.
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email

    O Cartola FC é um fantasy game baseado nas estatísticas oficiais dos jogadores do campeonato brasileiro de futebol criado pela Globo.com em 2005, e que atualmente possui mais de 2 milhões de usuários. Visando tornar a experiência mais fácil e divertida, em 2015 a Globo.com decidiu que era hora de repensar a maneira como os usuários interagiam com o jogo.

    Neste projeto, tive o prazer de trabalhar diretamente com a talentosa equipe de design da globo.com (divisão oficial de conteúdo para internet do maior conglomerado de mídia do Brasil, e donos do Cartola) projetando a nova experiência mobile enquanto eles trabalhavam na versão responsiva para web do jogo.

    O Brasil é um país que respira futebol, mas para ter uma noção precisa de como as pessoas realmente se relacionavam com futebol – e mais especificamente com Cartola – ao longo da temporada, fizemos entrevistas para coletar informações antecipadas sobre a nova experiência que iríamos projetar.

    -Estruturando a informação 

    Conhecer os usuários se torna essencial quando você está projetando uma experência em grande escala, por isso como parte inicial do projeto, mergulhamos em um processo extenso de entrevistas para identificar informações valiosas e insights importantes sobre o nosso público.

    Feito as entrevistas e já com boas ideias e feedbacks documentados, lideramos uma atividade de um dia inteiro com a equipe da globo.com para obter mais detalhes, compartilhar o que tínhamos e alinhar nossas expectativas. Trabalhamos juntos em atividades em grupo por 8 horas  rascunhando soluções que iriam nos ajudar a tangibilizar melhor nosso trabalho mais tarde. Nesta fase começamos também a priorizar ideias para o nosso roadmap de funcionalidades principais que o novo Cartola deveria ter.

    Este processo de colaboração mútua e feedback constante foi parte fundamental do processo, pois éramos duas equipes trabalhando remotamente ao mesmo tempo no mesmo produto. Com as duas equipes alinhadas e objetivos estabelecidos claramente, finalmente era hora de começar a trabalhar na nova experiência do aplicativo.

    -Projetando a nova experiência

    Nessa fase, iniciamos os primeiros esboços de experiência onde começamos a identificar as informações mais importantes para o usuário sem deixar de lado a necessidade de exibir elas da maneira mais direta e inteligente.

    Por mais que muitos dos elementos visuais de Cartola já estivessem bem estabelecidos pela equipe de design da Globo.com antes do início de nosso projeto, eles foram super abertos para as evoluções e criações de novos componentes que foram ocorrendo durante o projeto devido a necessidade do meu time.

    Queríamos que a nova experiência do Cartola FC realmente refletisse as cores vivas e personalidade única do jogo, então novos tons de cores foram adicionados na paleta atual para suportar essa nova experiência mobile, assim como novos tons de cinza para garantir o contraste e legibilidade ideal entre texto e planos de fundo.

     -Consumindo informações importantes de maneira mais amigável 

    Um dos nossos maiores desafios neste projeto foi desenhar uma maneira simples e amigável de mostrar as informações de cada jogador utilizando cards. Este elemento da interface conta com informações valiosas que acabam se tornando direcionadoras de decisão para os usuários, isso significa que precisam ser analisados e entendidos de maneira rápida e direta. Antes de chegarmos na versão final, testamos algumas versões explorando diferentes posições e hierarquia das informações mostradas neste card e reunindo feedback de pessoas sobre a maneira que elas estavam entendendo as informações exibidas nele.

    – Ajudando os usuários com escolhas mais fáceis

    Uma das ações principais do Cartola é escolher e comprar jogadores, anteriormente essa ação era feita por meio de uma seção presente no marketplace mostrando todos os jogadores de todos os times, ordenados por critérios configuráveis pelo usuário. Nós achamos (apoiados por pesquisas) que era mais fácil para o usuário exibir inicialmente os estados vazios das posições abertas, onde com apenas um toque, eles teriam acesso a lista de todos os jogadores que se encaixam nesta posição escolhida. Dessa maneira eliminaríamos a necessidade de um filtro em uma lista de centenas de jogadores para apenas 20 opções possíveis para a escolha do seu goleiro, por exemplo.

    – As ligas do novo Cartola FC

    Desde as primeiras pesquisas com os usuários, percebemos que os comentários e escolhas feitas dentro Cartola se extendia entre grupos de amigos fora do jogo. Existem blogs, sites e até mesmo outros apps onde a comunidade comenta e dá dicas sobre escolha de jogadores e técnicas para jogar. Considerando este movimento, criamos um novo modelo de jogo dentro do Cartola: as ligas. Os usuários pagantes poderiam criar ligas de curta ou longa duração para desafiar seus amigos.

    Em apenas 3 passos simples, o usuário é capaz de criar a sua liga, definir as regras, convidar seus amigos e começar a competir.

    As ligas funcionam como uma competição ‘side-game’ durante toda a temporada onde o usuário compete com seus próprios amigos com base no resultado e pontuação de cada jogador escalado ao final de cada partida da temporada.

    Para as ligas patrocinadas, achamos uma boa oportunidade para conectar com marcas patrocinadoras dos times (como Nike e Adidas) e premiar os vencedores com prêmios exclusivos.

    Comparar os seus resultados com o de seus amigos em tempo real com a possibilidade de compartilhar diretamente em seu feed em redes sociais, foi um método que desenhamos para manter o jogo funcionando mesmo fora do aplicativo.

    – Resultados e números

    O novo Cartola foi lançado em junho de 2016 e logo nas primeiras 2 semanas após o lançamento, o número de usuários pagantes ultrapassou 20 mil, mais do que o dobro do esperado para todo o período de pré-temporada (que costuma durar 2-3 meses)

    O ano de lançamento também marcou o recorde histórico de times reunidos no primeiro turno da Liga Brasileira: 2,7 milhões de times participando, mais de 54% acima do recorde anterior, um ano antes.

    O recorde atual de número de times participando está hoje acima de 3,5 milhões, e foi alcançado na segunda metade da última temporada.

    Time Fjord:

    Thiago Cassola – Senior Interaction Designer
    Jader Rubini – Visual Designer
    Rodolpho Henrique – Visual Designer
    Bruno Perez – Senior Interaction Designer
    Danilo Marcondes – Interaction Designer
    Christina Cassens – Program Manager
    Emiliano Chinchelli – Design Director


    Autor: Rodolpho Henrique

    Rodolpho Henrique é designer digital focado em experiências interativas e aplicativos móveis com passagens por agências e consultorias de design como Fjord, Thunderbolt Studios e MarketingShop. Realizou projetos digitais para Globo, Banco do Brasil, Tim, Sky e Itaú nos últimos 7 anos e atualmente trabalha como designer digital sênior na McKinsey & Company criando experiências para startups e grandes empresas no Brasil e América do sul.

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp
    Designers Brasileiros
    Designers Brasileiros
    • Facebook

    Matérias Relacionadas

    Sanofi apresenta nova marca

    10 de fevereiro de 2022

    Nadir Figueiredo vira Nadir e apresenta nova identidade

    8 de fevereiro de 2022

    Melhores Fontes para o Natal

    7 de dezembro de 2021

    SporTV apresenta nova identidade visual

    9 de novembro de 2021

    Inspi apresenta sua nova identidade visual

    4 de novembro de 2021

    Cinco artistas digitais que criam artes de tirar o fôlego no Photoshop

    31 de agosto de 2021

    Leave A Reply Cancel Reply

    Parceiros
  • Recursos para Designers
  • Umbler - Hospedagem de Sites
  • Mais Lidas

    O que é Drupal?

    19 de março de 2011

    Igo Rodrigues – Portfólio da Semana #15

    4 de setembro de 2011

    10 campanhas publicitárias criativas

    17 de outubro de 2017

    Soya redesenha identidade visual

    30 de junho de 2017
    Publicidade
    Designers Brasileiros
    Facebook Twitter Instagram Pinterest YouTube
    © 2022 Designers Brasileiros. Desenvolvido por Sponta Marketing.

    Digite o termo e pressione Enter para buscar. Aperte Esc para cancelar.

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies..
    Conf. de CookiesACEITAR
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR