O Cartola FC é um fantasy game baseado nas estatísticas oficiais dos jogadores do campeonato brasileiro de futebol criado pela Globo.com em 2005, e que atualmente possui mais de 2 milhões de usuários. Visando tornar a experiência mais fácil e divertida, em 2015 a Globo.com decidiu que era hora de repensar a maneira como os usuários interagiam …
Repensando a experiência mobile do Cartola FC
O Cartola FC é um fantasy game baseado nas estatísticas oficiais dos jogadores do campeonato brasileiro de futebol criado pela Globo.com em 2005, e que atualmente possui mais de 2 milhões de usuários. Visando tornar a experiência mais fácil e divertida, em 2015 a Globo.com decidiu que era hora de repensar a maneira como os usuários interagiam com o jogo.
Neste projeto, tive o prazer de trabalhar diretamente com a talentosa equipe de design da globo.com (divisão oficial de conteúdo para internet do maior conglomerado de mídia do Brasil, e donos do Cartola) projetando a nova experiência mobile enquanto eles trabalhavam na versão responsiva para web do jogo.
O Brasil é um país que respira futebol, mas para ter uma noção precisa de como as pessoas realmente se relacionavam com futebol – e mais especificamente com Cartola – ao longo da temporada, fizemos entrevistas para coletar informações antecipadas sobre a nova experiência que iríamos projetar.
-Estruturando a informação
Conhecer os usuários se torna essencial quando você está projetando uma experência em grande escala, por isso como parte inicial do projeto, mergulhamos em um processo extenso de entrevistas para identificar informações valiosas e insights importantes sobre o nosso público.
Feito as entrevistas e já com boas ideias e feedbacks documentados, lideramos uma atividade de um dia inteiro com a equipe da globo.com para obter mais detalhes, compartilhar o que tínhamos e alinhar nossas expectativas. Trabalhamos juntos em atividades em grupo por 8 horas rascunhando soluções que iriam nos ajudar a tangibilizar melhor nosso trabalho mais tarde. Nesta fase começamos também a priorizar ideias para o nosso roadmap de funcionalidades principais que o novo Cartola deveria ter.
Este processo de colaboração mútua e feedback constante foi parte fundamental do processo, pois éramos duas equipes trabalhando remotamente ao mesmo tempo no mesmo produto. Com as duas equipes alinhadas e objetivos estabelecidos claramente, finalmente era hora de começar a trabalhar na nova experiência do aplicativo.
-Projetando a nova experiência
Nessa fase, iniciamos os primeiros esboços de experiência onde começamos a identificar as informações mais importantes para o usuário sem deixar de lado a necessidade de exibir elas da maneira mais direta e inteligente.
Por mais que muitos dos elementos visuais de Cartola já estivessem bem estabelecidos pela equipe de design da Globo.com antes do início de nosso projeto, eles foram super abertos para as evoluções e criações de novos componentes que foram ocorrendo durante o projeto devido a necessidade do meu time.
Queríamos que a nova experiência do Cartola FC realmente refletisse as cores vivas e personalidade única do jogo, então novos tons de cores foram adicionados na paleta atual para suportar essa nova experiência mobile, assim como novos tons de cinza para garantir o contraste e legibilidade ideal entre texto e planos de fundo.
-Consumindo informações importantes de maneira mais amigável
Um dos nossos maiores desafios neste projeto foi desenhar uma maneira simples e amigável de mostrar as informações de cada jogador utilizando cards. Este elemento da interface conta com informações valiosas que acabam se tornando direcionadoras de decisão para os usuários, isso significa que precisam ser analisados e entendidos de maneira rápida e direta. Antes de chegarmos na versão final, testamos algumas versões explorando diferentes posições e hierarquia das informações mostradas neste card e reunindo feedback de pessoas sobre a maneira que elas estavam entendendo as informações exibidas nele.
– Ajudando os usuários com escolhas mais fáceis
Uma das ações principais do Cartola é escolher e comprar jogadores, anteriormente essa ação era feita por meio de uma seção presente no marketplace mostrando todos os jogadores de todos os times, ordenados por critérios configuráveis pelo usuário. Nós achamos (apoiados por pesquisas) que era mais fácil para o usuário exibir inicialmente os estados vazios das posições abertas, onde com apenas um toque, eles teriam acesso a lista de todos os jogadores que se encaixam nesta posição escolhida. Dessa maneira eliminaríamos a necessidade de um filtro em uma lista de centenas de jogadores para apenas 20 opções possíveis para a escolha do seu goleiro, por exemplo.
– As ligas do novo Cartola FC
Desde as primeiras pesquisas com os usuários, percebemos que os comentários e escolhas feitas dentro Cartola se extendia entre grupos de amigos fora do jogo. Existem blogs, sites e até mesmo outros apps onde a comunidade comenta e dá dicas sobre escolha de jogadores e técnicas para jogar. Considerando este movimento, criamos um novo modelo de jogo dentro do Cartola: as ligas. Os usuários pagantes poderiam criar ligas de curta ou longa duração para desafiar seus amigos.
Em apenas 3 passos simples, o usuário é capaz de criar a sua liga, definir as regras, convidar seus amigos e começar a competir.
As ligas funcionam como uma competição ‘side-game’ durante toda a temporada onde o usuário compete com seus próprios amigos com base no resultado e pontuação de cada jogador escalado ao final de cada partida da temporada.
Para as ligas patrocinadas, achamos uma boa oportunidade para conectar com marcas patrocinadoras dos times (como Nike e Adidas) e premiar os vencedores com prêmios exclusivos.
Comparar os seus resultados com o de seus amigos em tempo real com a possibilidade de compartilhar diretamente em seu feed em redes sociais, foi um método que desenhamos para manter o jogo funcionando mesmo fora do aplicativo.
– Resultados e números
O novo Cartola foi lançado em junho de 2016 e logo nas primeiras 2 semanas após o lançamento, o número de usuários pagantes ultrapassou 20 mil, mais do que o dobro do esperado para todo o período de pré-temporada (que costuma durar 2-3 meses)
O ano de lançamento também marcou o recorde histórico de times reunidos no primeiro turno da Liga Brasileira: 2,7 milhões de times participando, mais de 54% acima do recorde anterior, um ano antes.
O recorde atual de número de times participando está hoje acima de 3,5 milhões, e foi alcançado na segunda metade da última temporada.
Time Fjord:
Thiago Cassola – Senior Interaction Designer
Jader Rubini – Visual Designer
Rodolpho Henrique – Visual Designer
Bruno Perez – Senior Interaction Designer
Danilo Marcondes – Interaction Designer
Christina Cassens – Program Manager
Emiliano Chinchelli – Design Director
Autor: Rodolpho Henrique
Rodolpho Henrique é designer digital focado em experiências interativas e aplicativos móveis com passagens por agências e consultorias de design como Fjord, Thunderbolt Studios e MarketingShop. Realizou projetos digitais para Globo, Banco do Brasil, Tim, Sky e Itaú nos últimos 7 anos e atualmente trabalha como designer digital sênior na McKinsey & Company criando experiências para startups e grandes empresas no Brasil e América do sul.