Design em aplicativos mobile | Designers Brasileiros
Design de Aplicativos

Design em aplicativos mobile

Design em aplicativos mobile

O design em aplicativos mobile é um dos fatores que podem trazer sucesso a um aplicativo: arrisco-me a dizer que um dos principais deles. Claro que alguns apps já se destacaram com layouts nada refinados, talvez pela funcionalidade, falta de concorrência ou até sorte. Mas não podemos negar que um app bonito e agradável nos leva muito mais a clicar no botão “download”, nem que seja só para ver como funciona.

Passado esse ponto, é preciso que ele seja funcional. Um aplicativo de difícil uso e entendimento é rapidamente desinstalado. A consistência no design visual facilita a interação do usuário. Uma das dicas para ter um layout consistente é definir uma linha de design e cores para todos os menus dentro do app.

A escolha de cores no Super Pads

Se você ainda não conhece nosso app, leia esse artigo aqui.

O propósito do Super Pads é levar a música de uma maneira divertida para o mundo todo. Quando se fala em diversão a primeira coisa que vem à mente é trabalhar com muitas cores, e foi isso que nós fizemos.

Após lançar a primeira versão do aplicativo, descobrimos que muitos usuários passavam horas consecutivas tocando, o que causava tontura e desconforto pela intensidade do contraste. Ocorreu então a entrada do time da Grif.design no Super Pads, que repaginou todo o layout. Na atualização, além do visual mais moderno, o fundo da tela foi alterado para grafite, o que tornou o Super Pads muito mais agradável aos olhos.

Veja a diferença entre a interface da primeira versão do app e a atual:

“É possível trabalhar com cores e ter um visual leve e agradável. Nós apostamos em um design mais limpo, com uso de ícones e fontes minimalistas para conseguir trazer isso” (Iosef Fagundes, designer da Grif e sócio da Opala Studios, criadora do Super Pads)

Além do uso das cores como identidade visual, o time de desenvolvimento do Super Pads utiliza esse recurso para facilitar o entendimento dos kits musicais: cada tipo de som é separado por uma cor. Por exemplo, os pads azuis são sempre os loops de cada kit.

Ícones, uma linguagem universal

A utilização de ícones facilita o entendimento dos menus em qualquer idioma. Isso foi uma das coisas que foram alteradas ao perceber as interações dos usuários – por isso é muito importante dar atenção ao suporte e entender de perto o que está acontecendo.

Quando pensamos em tradução, parece simples traduzir a palavra “informação” para “information”. Mas nós temos que pensar que um app rapidamente pode alcançar um público mundial que fala os mais diferentes idiomas, inclusive aqueles que se lêem da direita para a esquerda, como o árabe, por exemplo.

Não é muito mais seguro adicionar uma imagem que represente esse significado mundialmente? É por isso que nosso menu conta com ícones ao lado de cada item:

Motion design em aplicativos

Hoje em dia com o lançamento da Lottie, uma tecnologia criada pela equipe de motion design do Airbnb, é possível exportar as animações criadas no After Effects para o mundo mobile. Basicamente o que teria que ser feito antigamente através de programação, agora pode ser produzido para um app apenas pelo Motion Designer.

Isso amplia e facilita a implementação de animações mais produzidas de uma maneira muito leve dentro de um aplicativo.

Unindo essa facilidade à sede por novidade dos nossos players, lançamos a venda de skins dentro do Super Pads. Todas as skins são animadas e trazem uma nova experiência ao usuário.

Em menos de um ano, o Super Pads se tornou uma febre mundial, atingindo mais de 30 países. Crianças, jovens e até mesmo adultos separam uma parte do dia para se divertir tocando suas músicas favoritas. Com tantos usuários ativos, tivemos um feedback gigantesco vindo de várias partes do mundo: são mais de 150 mil avaliações na PlayStore e AppStore –  além do feedback nas redes sociais.

“Tendo um número tão alto de avaliações, descobrimos coisas além da percepção que trouxemos do design de interação, UI e UX da faculdade e clientes com os quais já trabalhamos, para escutar nossos milhares de usuários de diversas culturas e diferentes modos de lidar com o celular. Todos esses feedbacks tem um papel importante no desenvolvimento do app.” (Gregory Pinheiro, designer da Grif e sócio da Opala Studios, criadora do Super Pads)

O feedback recebido através do canal no YouTube foi essencial para remodelar a identidade visual e a dinâmica dos vídeos tutoriais. O novo formato desses vídeos foi moldado através dos pedidos dos próprios usuários.

Uma das lições que podemos tirar com a nossa experiência é que o design é uma área de extrema importância dentro de um aplicativo. Ouvir o que os usuários dizem e procurar trazer sempre novidades e melhorias são coisas que você deve estar atento se quiser crescer.


Autora: Ana Loureiro
Gerente de mídias sociais e produtora de conteúdo do aplicativo Super Pads, que possui o maior canal de pads do YouTube do mundo.

Sobre o autor

Designers Brasileiros

Designers Brasileiros

Comentários no Facebook