Designer alagoano faz homenagem a clubes de futebol | DSGN BR

O designer alagoano Tom Carvalho criou o projeto “Escudos do Brasil”, uma homenagem a grande paixão da maioria dos brasileiros: o futebol. O projeto reúne mais de 170 escudos de todos os times participantes do Campeonato Brasileiro de Futebol em 2016, em todas as séries A, B, C e D e de mais alguns times, que este não disputaram o Brasileirão mas que são clubes tradicionais e importantes na história dos seus estados e regiões.

Foi feita uma bela representação artística dos escudos, onde todos estão colocados em igualdade, sendo assim, uma homenagem democrática e igualitária onde na realidade o grande homenageado é o Futebol do Brasil, esporte tão importante na construção da sociedade nacional.

A ideia surgiu quando Tom estava assistindo a um jogo do seu time de coração no Estádio Rei Pelé. O designer decidiu presentear o clube com uma arte criada por ele, para divulgar em grupos com outros torcedores. Como o trabalho teve uma boa recepção, ele resolveu fazer também o escudo de outros times alagoanos. Além de CSA, CRB e ASA, outros seis equipes de Alagoas foram homenageadas: Sete de Setembro, Ipanema, Coruripe, Comercial, CSE e Murici.

“Esse ano o meu time foi bem-sucedido no seu objetivo e, como designer, resolvi fazer uma homenagem para postar nos grupos fechados. O resultado foi muito bom, gerou muitos comentários, e eu percebi que isso realçou o orgulho que cada torcedor tinha pelo time. Então surgiu a ideia de fazer o mesmo para todos os times de Alagoas, para fortalecer esse sentimento.”

O projeto começou em agosto, quando foi feita uma pesquisa sobre os escudos, as cores e as histórias dos times que seriam representados. O designer alagoano levou em consideração as características de cada clube, para que o trabalho pudesse ser único. Além disso, também foram relembrados grandes ídolos dos clubes.

“A minha maior preocupação foi com a fidelização das cores dos times para a criação dos escudos. Todos os times de futebol possuem tonalidades definidas, o azul de um time não é igual ao do outro, ou o vermelho de um time é totalmente diferente do vermelho de outro, então cada escudo foi tratado com individualidade.”

Para não sobrecarregar nosso site, destacamos os cinco times com maior torcida no Brasil, conforme pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, o trabalho completo pode ser visto em um álbum na página do designer no Facebook.

Dalmir
Author

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook