Doodle: Nosso Brasil do Futuro | Designers Brasileiros
Design Gráfico Geral Google

Doodle: Nosso Brasil do Futuro

O Google Doodle deste 16 de fevereiro de 2011 é especial. Tem o tema “Nosso Brasil do Futuro” e foi resultado de uma competição chamada Doodle4Goodle, que contou com artistas de peso entre os jurados, como o famoso cartunista Ziraldo; o publicitário Sérgio Valente, presidente da agência de publicidade DM9DDB; o artista plástico Adams Carvalho, com trabalhos na Folha e em revistas da Abril; o ilustrador e cartunista Chico Zullo, com trabalhos publicados em várias revistas da Abril e proprietário da Mol Toons; e Leandro Robles, autor da tira “Cobaia” na Folhateen e sócio do estúdio Pingado.
O concurso foi direcionado a estudantes do ensino fundamental, com estudantes de idade entre 6 e 15 anos, com um tema utópico, o Brasil do Futuro, onde se imagina um país onde “toda criança terá uma escola”, “vamos plantar mais árvores que prédios” e “os políticos serão super heróis”. E a vencedora foi Maria Luiza Carneiro de Faria, do Colégio Santo Inácio, Rio de Janeiro  (informação do Folhateen), semifinalista da categoria 6-9 anos, que além de ter seu logo ilustrando a homepage do buscador ainda leva para casa R$ 30.000,00 em bolsa de estudos e proporciona a instalação de uma “Sala Google” (reforma ou instalação de um laboratório de informática) em sua escola. Os outros finalistas, Larissa Fernandes de Souza (categoria de 10-12 anos) e Rafael Okino dos Santos (13-15 anos) levam um computador.

O desenho vencedor do Doogle4Goodle, de Maria Luiza

Outros países
O Google promove o concurso Doodle4Google em outros países também, além do Brasil.Nos EUA, as inscrições são para alunos do K-12, os primeiros doze anos de escola, o que incluiria alunos de segundo grau no Brasil, com temas diferentes como “tornar-se um médico com seu próprio show na TV”, “inventar sapatos com foguetes acoplados” e “abrir um zoológico para espécies ameaçadas de extinção”, dentro do tema geral “O que eu gostaria de fazer algum dia“. Por lá as inscrições vão até 2 de março.
Na Índia, a competição foi realizada em 2010, com vencedor divulgado em novembro do ano passado. Com o tema “Meu sonho para a Índia”, Akshay Raj, de Mangalore, venceu com um desenho mostrando uma Índia avançada tecnologicamente.

Doodle 4 Google Doodle 4 Google

  • …Toda criança terá uma escola
  • …Vamos plantar mais árvores que prédios
  • …Os políticos serão super-heróis

Você já reparou que em diversos eventos o Google costuma brincar com o seu logo? Chamamos esse logo especial de “Doodle”. O Google então decidiu abrir esta brincadeira para estudantes de 6 a 15 anos e permitir que seus desenhos apareçam no lugar do logo.
Recebemos muitos desenhos interessantes e criativos durante o concurso e escolhemos 36 destes como semifinalistas da competição. Pedimos ao público para votar no Doodle favorito em cada categoria e assim foram escolhidos os 3 finalistas. Nosso Jurados escolheram então o vencedor nacional do concurso.
Parabéns a Maria Luiza Carneiro de Faria, vencedora do concurso e aos finalistas Larissa Fernandes de Souza e Rafael Okino dos Santos por seu destaque na competição. O Doodle vencedor será exibido no dia 16 de Fevereiro de 2011 na página inicial do Google Brasil.

Conheça abaixo o Doodle vencedor e os 2 finalistas do concurso Doodle4Google:

Vencedora:
Maria Luiza Carneiro de Faria – Colégio Santo Inácio

Finalistas:

Larissa Fernandes de Souza – Fundação Bradesco

Rafael Okino dos Santos – E.E. Plínio Negrão

http://www.google.com.br/doodle4google/

Sobre o autor

Dalmir

Dalmir

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook