Fórmula 1 e 3M entram em conflito por causa de seus logotipos | DSGN
Design Gráfico Notícias

Fórmula 1 e 3M entram em conflito por causa de seus logotipos

O conflito se originou ao tentar registrá-los nos Estados Unidos

A 3M e a Fórmula 1 podem ter em breve uma disputa jurídica nos Estados Unidos sobre o logotipo. O que ocorre é que letra “F” do novo logotipo da competição é muito similar ao logotipo do produto 3M Futuro.O redesign

Ambas as marcas apresentaram seus novos logotipos no ano passado. No caso do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, a nova identidade foi apresentada em novembro durante o Grande Prêmio de Abu Dhabi. O novo logotipo da Fórmula 1 foi criado pela agência londrina Wieden + Kennedy como parte do rebranding promovido pela Liberty Media depois de comprar a Fórmula 1 no início do ano passado.

O conflito surgiu ao tentar registrar a marca nos Estados Unidos por ser muito semelhante à identidade da subdivisão de linha especializada de produtos de suporte, braçadeiras e calças de compressão denominada ‘Futuro’ e de propriedade da 3M. Esta marca se registrou em 20 de fevereiro de 2017, de modo que o registro de marca registrada nos EUA deu prioridade à 3M, porque foi a primeira que fez o pedido. As autoridades europeias, por sua vez, ainda estão avaliando se registraram o novo logotipo da Fórmula 1.

O logotipo da Fórmula 1 usado durante 23 anos teve um F com linhas horizontais que permitem ver um 1 no espaço negativo. O novo, por outro lado, consiste em um F e um 1 que mostram um espaço negativo para representar as curvas que normalmente são vistas nas faixas da competição.

Sobre o autor

Dalmir

Dalmir

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook