Designer cria “Gerador de Diversidade” e você precisa testar | Designers Brasileiros

Você já se perguntou qual seria a forma correta de representar uma pessoa?

Imagine a seguinte situação: você está trabalhando para desenvolver um material para o maior hospital do Brasil. A única exigência do seu cliente é que você utilize ilustrações de pessoas para representar os médicos do hospital. Rapidamente você abre um banco de imagens e digita “médico ilustração”e nesse momento você precisa escolher uma pessoa. Na sua cabeça começam as indagações: “Qual será o melhor médico?”, “O branco, o negro, o de olho azul, verde ou talvez aquele de bigode?”, “E se eu usar uma mulher?”, … os questionamentos são infinitos, afinal, quem somos nós para determinar se uma pessoa parece ou não médica?

A fim de resolver esse problema a designer brasileira Maiane Gabriele (27) criou o “Diversity Generator” (Gerador de diversidade), um script para Photoshop gratuito e livre para uso pessoal e comercial – desde que não seja utilizado em nenhuma campanha que promova preconceitos ou fira, de alguma forma, os direitos humanos. O script é responsável por gerar, de uma só vez, até 100 bonecos aleatórios. Você ainda terá diversas opções como cor de fundo, posição do boneco ou, até mesmo, decidir se quer ou não colocar um círculo estético de fundo. A designer alega que “é muito importante que as pessoas que trabalham com qualquer tipo de comunicação tenham consciência do papel social de cada pequena escolha que fazem em seu dia a dia, por esse motivo, a campanha ‘você não pode escolher uma pessoa’ ganha tanta relevância”.

Para utilizar o script você precisa acessar este site e através dele você poderá baixar o mesmo. Além disso, caso tenha dúvidas, não saiba utilizar script ou queira fazer mais com ele, a designer ainda gravou um vídeo para o YouTube explicando tudo em detalhes.

De acordo com Maiane, é possível ainda criar seus próprios modelos de cabelo, formato de rosto, roupas, tipo de barba e outras opções, afinal, o script foi construído de forma que pode possuir várias outras adaptações além das criadas pela profissional.

E, é claro, se você testar o script, não deixe de compartilhar os resultados dos trabalhos gerados utilizando o mesmo. Não esqueça de marcar a Maiane (@sheisacreative) nas redes sociais também, e nem de comentar aqui no blog sobre quais resultados que você obteve. 😉

Dalmir
Autor

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook