“Troca o azul, coloca verde”, “Agora dá destaque aos botos, isso perfeito”. Na nova identidade do Rio há outras alterações além das citadas acima, agora a tipografia ‘RIO Prefeitura’ vem antes do brasão da cidade. RIO, tem leves arredondamento nos cantos, mantendo-se na altura do símbolo. “Esse logo da prefeitura, normalmente, muda é a posição das …
Prefeitura do Rio apresenta identidade para gestão 2017-2020
“Troca o azul, coloca verde”, “Agora dá destaque aos botos, isso perfeito”.
Na nova identidade do Rio há outras alterações além das citadas acima, agora a tipografia ‘RIO Prefeitura’ vem antes do brasão da cidade. RIO, tem leves arredondamento nos cantos, mantendo-se na altura do símbolo.
“Esse logo da prefeitura, normalmente, muda é a posição das palavras e do nosso símbolo. Mas é mais importante mudar, na verdade, é a ênfase, a prioridade do governo. Agora chegou a hora de cuidar das pessoas”, disse o prefeito.
Símbolos da cidade
O brasão da cidade do Rio de Janeiro tem na base dois botos-cinza, que simbolizam a vocação marítima da cidade. O escudo português arredondado na base remonta a 1139, ano em que foi criado o Reino de Portugal cujo primeiro monarca foi D. Afonso Henriques. O ramo de louro seria um símbolo da vitória e o de carvalho representaria força.
Ainda no brasão há uma esfera armilar manuelina datada de 1495 e foi instituída por Dom Manuel I, o Venturoso. No brasão, foi superposta à cruz mandada erguer por Pedro Álvares Cabral, em 1º de maio de 1500, por ocasião da primeira-missa no Brasil. As três setas cruzadas simbolizariam o martírio de São Sebastião, padroeiro da cidade. Há ainda o barreto frígio, adotado na França na época da tomada da Bastilha, o Regime Republicano.