Novas Identidades visuais da Duratex e Deca | Designers Brasileiros
No começo do ano o Duratexque é a maior empresa produtora de painéis de madeira industrializada do Hemisfério Sul e líder no mercado brasileiro, atualizou seu logotipo para algo mais limpo, mais sustentável. 

Palavra da empresa: Duratex: Pronta para o futuro! A nova logomarca da Duratex é sinônimo de traços, cores e formas que representam uma nova etapa na trajetória da empresa. A combinação de linhas leves e fluidas dá a ideia do formato de uma gota. Também buscamos inspiração na folha, o compromisso da Duratex com a sustentabilidade. Nosso novo símbolo provoca associações impactantes e estimula a ideia de grupo com as particularidades dos vários negócios em que a empresa atua. 

O logo não é nada mais, nada menos do que uma gota d’água, anteriormente era um rinoceronte estilizado, que simbolizava a durabilidade de sus produtos.. 
Conheçam abaixo os novos logos das duas empresas e a história das mesmas.

Novo Logo da Duratex.
Novo logo da Deca.

História da Empresa

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada, de capital aberto, com ações negociadas na BM&FBOVESPA, e controle compartilhado pelos Grupos Itaúsa – Investimento Itaú S.A., com 39,6% do capital, e Companhia Ligna de Investimentos, com 17,0% do capital, sendo o restante do capital pulverizado no mercado.
O Grupo Itaúsa é o segundo maior do país, com atuação destacada no setor financeiro através do Banco Itaú Holding Financeira. Possui relevante atuação nos setores químico, através da Elekeiroz S.A., de tecnologia da informação, por meio da Itautec S.A. e na área sócio-cultural através do Instituto Itaú Cultural. O Grupo Ligna, por sua vez, possui relevante atuação no varejo e distribuição de insumos para construção civil, através da Leroy Merlin, e marcenaria, através da Leo Madeiras, atuando ainda na construção e locação de empreendimentos imobiliários, através da Espaço Negócios.
Com o suporte desses dois grandes grupos, a Duratex é a maior empresa produtora de painéis de madeira industrializada do Hemisfério Sul e líder no mercado brasileiro – chapas de fibra, MDP, MDF/HDF/SDF, pisos laminados com a marca Durafloor e peças semi-prontas sob a marca Multiform. Também conquistou a liderança em metais sanitários, que levam as assinaturas Deca e Hydra, e mantém presença destacada em louças sanitárias, comercializadas com a marca Deca.
A Duratex conta com um complexo industrial composto por doze unidades industriais estrategicamente localizadas no território brasileiro, sendo 7 no estado de São Paulo, 2 no Rio Grande do Sul, 1 em Minas Gerais, 1 em Pernambuco, 1 em Paraíba e 1 no Rio de Janeiro. A empresa possui aproximadamente 224 mil hectares com florestas plantadas, predominantemente de eucalipto, que são cultivadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Esta operação integrada a seus complexos industriais, aliada a uma eficiente rede de abastecimento, garantem elevado grau de auto-suficiência no suprimento estratégico da madeira, para produção dos painéis de MDF, MDP, HDF e Chapa de Fibra, além dos pisos laminados Durafloor e dos componentes Multiform. Esta estrutura garante à Duratex uma capacidade produtiva de quase 4 milhões m3/ano em painéis de madeira, 6 milhões m2/ano em pisos laminados, 1,5 milhão m2/ano em componentes e quase 23 milhões de peças para louças e/ou metais sanitários.

 E vocês, o que acharam das novas Identidades Visuais? 

Dalmir
Author

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook