Após sete meses de reuniões, e-mails, conceitos, modelos e muita eliminatória, sério, foi uma Libertadores (link para o logo da libertadores) inteira, enfim o novo logo da Mozilla foi apresentado… Por favor, não é o Firefox, é a Mozilla, a desenvolvedora. Pra você que não tá entendo nada, vamos voltar até Junho de 2016, onde …
Finalmente, escolheram o novo logo da Mozilla!
Após sete meses de reuniões, e-mails, conceitos, modelos e muita eliminatória, sério, foi uma Libertadores (link para o logo da libertadores) inteira, enfim o novo logo da Mozilla foi apresentado… Por favor, não é o Firefox, é a Mozilla, a desenvolvedora.
Pra você que não tá entendo nada, vamos voltar até Junho de 2016, onde a Mozilla criou o Mozilla Open Design, um concurso aberto, óbvio, para que designers de todo o mundo pudessem enviar projetos para o novo logo da desenvolvedora.
Claro, com todo um mega briefing e um campeonato de seleção, onde todos os meses projetos foram desclassificados, isso tudo de junho à setembro, onde restaram 4 finalistas:
Como todo bom projeto, o lançamento que era previsto para dezembro, foi finalizado apenas em janeiro e hoje, dia 18, divulgado para o mundo. Com o propósito da empresa ser conhecida por mais pessoas, o projeto foi todo centrado nesta necessidade
Dois conceitos extras foram apresentados para o logotipo vencedor, antes mesmo dele ser o escolhido
O novo logotipo e toda a identidade são focados na linguagem da internet, o logotipo em si por exemplo, traz um conhecido carácter por todos nós, o ://.
Um nod da linguagem URL, representando que a internet está no coração da Mozilla.
A caixa preta em torno do logotipo é um bloco de construção chave do projeto, e ecoa a maneira que todos nós selecionamos algo na web.
“Queremos ser conhecidos como os campeões para uma Internet saudável. Uma Internet onde todos nós somos livres para explorar e descobrir e criar e inovar sem barreiras ou limitações. Onde o poder está nas mãos de muitos, não detidos por poucos. Uma Internet onde a nossa segurança, segurança e identidade são respeitadas.” – Equipe de Marketing da Mozilla
“Estamos tão empenhados em garantir que a Internet é um recurso público global saudável, aberto e acessível a todos, criamos a linguagem da Internet em nossa identidade de marca” – Equipe de Marketing da Mozilla
A fonte usada para o wordmark foi a Zilla, desenvolvida pela Typotheque, parceira histórica da Mozilla por seus desenvolvimentos de fontes para a web. Segundo a Mozilla, a fonte Zilla será gratuita e livre para todos.
Inspirada no Firefox e outros navegadores, a paleta de cores foi criada para distinguir a Mozilla dos projetos contemporâneos e é usada conforme o contexto que a marca for aplicada
A arquitetura e uso do logo permite que as comunidades voluntárias da Mozilla em todo o mundo criem sua própria identidade selecionando cores e escolhendo imagens únicas para elas.
Enquanto os blocos principais de nosso sistema, caixas delimitadoras e tipografia, fornecerão a consistência, deixando claro que essas comunidades são parte da Mozilla.
Já a arquitetura da própria Mozilla traz a imagem, um reflexo de diversidade e riqueza da internet, como componente importante do seu sistema.
Assim de primeira vista, parece estranho, mas com as imagens certas, torna-se muito legal de ver.
O novo logo será lançado em fases, tanto porque o projeto continua aberto, e vários conceitos de uso ainda vão chegar. Algumas aplicações e posts foram divulgados.
—
É um logo simples, objetivo e aberto. Todo o conceito da linguagem da internet foi usado com maestria e o prefixo da URL, ://, caiu como uma luva na wordmark.
As aplicações de início assustam, cores, fundos e formas tudo muito solto.
Mas aí volta para o conceito de linguagem da internet, ela é ou não é assim? kkk
—
Qual a sua opinião?
Conta pra gente o que achou do logo.