Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Quais são os melhores cassinos online do Brasil?

    28 de junho de 2022

    Skillshare chega ao Brasil para democratizar o acesso ao aprendizado online

    22 de junho de 2022

    Aposta única: a forma mais simples de esportebet pré aposta

    31 de maio de 2022
    Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Sobre
    • Anunciar
    • Contato
    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    • Design
      • Web Design
      • Design Gráfico
      • Design de Interiores
      • Design de Embalagens
      • Design Editorial
    • Publicidade
    • Contato
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    Home»Artigos»O design de entretenimento no Brasil
    Artigos

    O design de entretenimento no Brasil

    Designers BrasileirosPor Designers Brasileiros6 de setembro de 2020Atualizado:6 de setembro de 2020
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email WhatsApp
    Comp.
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email

    O ambiente é descontraído mas os deadlines sempre apertados — essa é uma constante no mundo do design gráfico. Apesar das semelhanças entre as diversas áreas de atuação da profissão, o processo criativo varia bastante de acordo com o conteúdo e a cultura de cada país.

    Para entender mais sobre essas diferenças, conversamos com o Rodrigo Trabbold, diretor de arte que em 2015 migrou da publicidade para o design de entretenimento, e do Brasil para os Estados Unidos. Rodrigo trabalhou em grandes agências de publicidade como a Grey Brasil, antiga DM9DDB, Young&Rubicam Miami e Riot Brasil. Ele se mudou para Los Angeles para recomeçar a sua carreira na industria de entretenimento, focando especialmente em filmes e música. Há 4 anos ele trabalha para a Global Tour Creatives, a maior agência de turnês do mundo, e cria materiais para promoção de turnês de artistas globais como John Mayer, Taylor Swift, The Eagles, Paul McCartney, Elton John, Bon Jovi, Blink-182 entre outros — desde o desenvolvimento de uma key-art da turnê até a campanha de mídias sociais e anúncios em revistas.

    Mesmo não tendo trabalhado na indústria de entretenimento antes da sua mudança para os Estados Unidos, Rodrigo nos conta que há uma grande diferença entre os dois mercados e territórios. Segundo Rodrigo, o Brasil inspira designers com sua infinita variedade de artistas e gêneros, mas o material de divulgação das turnês brasileiras ainda é criado com uma grande influência do mundo de eventos ao invés do mundo da indústria musical. Por exemplo, se você buscar no Google Imagens o nome de uma Banda + nome da turnê + ano, você consegue ver uma grande diferença visual entre os dois países. Enquanto no Brasil vemos uma variedade de fotos, estilos e cores — como uma divulgação de um evento ou festa — nos EUA vemos uma unidade mais visível, literalmente um branding do(a) artista com sua respectiva turnê. Isso se aplica até em shows de artistas internacionais no Brasil, onde grande parte do conteúdo das turnês ainda é importado dos EUA.

    Estamos falando de mercados e territórios diferentes com culturas diferentes, mas quando se trata de artistas globais com uma grande presença internacional, como Anitta por exemplo, essas diferenças ainda são vistas e podem impactar negativamente a imagem do(a) artista em questão: desde uma pequena confusão na hora da compra de ingressos até a credibilidade que a turnê e o artista passam para o consumidor e fã – o que pode ser facilmente resolvido com um design unificado. Rodrigo continua “uma vez que o artista e sua marca são divulgados em diferentes meios com diferentes identidades visuais, diferentes fontes e fotos, a imagem geral dessa marca e do artista é afetada. Isso poderia ser facilmente evitado se o processo de criação e workflow dessas campanhas de divulgação das turnês fossem unificados, com uma única identidade e um único time aprovando o conteúdo a ser publicado.”

    Em Los Angeles por exemplo, o processo de criação na indústria de entretenimento é muito semelhante ao da publicidade. Rodrigo nos conta que tudo começa com o briefing direto do artista e seu agente para a turnê, que muitas vezes é baseada no lançamento de um album. A partir do briefing e dos materiais fornecidos pelos clientes, a GTC faz uma pesquisa e brainstorm de conceitos, para que tudo seja bem alinhado e para que a arte tenha uma direção clara e um conceito visual forte. A GTC normalmente apresenta um mínimo de 2 opções e conceitos para cada turnê. Com o conceito amarrado, os designers colocam a mão na massa. Muitas vezes esse trabalho começa no papel, com rascunhos básicos para a visualização do que pode ou não funcionar com as fotos e conceitos fornecidos. A partir daí, é criada a arte principal (key-art) que, uma vez aprovada, é desdobrada para diferentes meios de comunicação — como mídias sociais, outdoors, anúncios em revistas e até merchandising. “Tudo varia de turnê para turnê, mas esse é normalmente o processo e o material entregue ao cliente — ou seja, tudo fica unificado e com uma única identidade visual aprovada pelos artistas diretamente. Assim, quando os fãs veem algo do artista que gostam na rua, eles já imediatamente relacionam a arte com a turnê mais recente” diz Rodrigo.

    São diferenças assim que fortalecem a marca de grandes artistas e suas turnês. Com o design bem resolvido e uma identidade visual criada especialmente para o artista, a percepção das pessoas sobre esse artista também é afetada positivamente, o que acaba favorecendo a exportação da música e até a venda de ingressos. Tudo a partir de um design claro e unificado.


    Artigo por: Rodrigo Trabbold

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp
    Designers Brasileiros
    Designers Brasileiros
    • Facebook

    Matérias Relacionadas

    Quais são os melhores cassinos online do Brasil?

    28 de junho de 2022

    Aposta única: a forma mais simples de esportebet pré aposta

    31 de maio de 2022

    Por que o design é extremamente importante para cassinos?

    5 de maio de 2022

    Melhores Caça Níqueis Online no Brasil

    4 de maio de 2022

    5 dicas para designers gráficos que usam MacBooks

    2 de maio de 2022

    Entenda porquê todo o designer deve usar VPN

    2 de maio de 2022

    1 comentário

    1. Pingback: Livros de arte: os 9 + famosos e criativos [LISTA] 📕 | Design BR

    Leave A Reply Cancel Reply

    Parceiros
  • Recursos para Designers
  • Umbler - Hospedagem de Sites
  • Mais Lidas

    Nadir Figueiredo vira Nadir e apresenta nova identidade

    8 de fevereiro de 2022

    27 de abril: Dia Mundial do Design Gráfico

    27 de abril de 2012

    Dia 19/01/2012, um dia que ficará na história.

    19 de janeiro de 2012

    Redesigns de 2015 | 1º Trimestre

    13 de abril de 2015
    Publicidade
    Designers Brasileiros
    Facebook Twitter Instagram Pinterest YouTube
    © 2022 Designers Brasileiros. Desenvolvido por Sponta Marketing.

    Digite o termo e pressione Enter para buscar. Aperte Esc para cancelar.

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies..
    Conf. de CookiesACEITAR
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR