O que acontece quando alternamos as cores de 20 marcas | Designers Brasileiros
Design Gráfico

O que acontece quando alternamos as cores de 20 marcas

Quando se trata de branding, a cor é mais do que apenas o fundo de um cartão de visita ou o tecido de camisetas personalizadas .

É a infame “primeira impressão” que (conscientemente ou inconscientemente) explica o que se trata. Os “olhos” para a alma da marca, se você quiser.

O vermelho é emocionante e perigoso. O azul é digno de confiança e frio. O verde é refrescante e previsível. As cores são uma linguagem em si, razão pela qual, quando a criação de uma marca, designers de colocar muita ênfase em encontrar apenas o tom certo. Como você verá em seguida, mudar a cor de uma marca pode alterar sua presença completamente.

Só para ressaltar como a cor é uma fato importante, destacamos a Carlsberg, que passou por um sério rebrand para competir com o crescente mercado de cervejarias artesanais, a empresa mudou a cor de sua garrafa de verde para marrom e projetou uma campanha de marketing inteira em torno de suas origens dinamarquesas. Os resultados? Em seis meses, a receita líquida cresceu 2% e o lucro líquido aumentou 23%.

Com isso dito, apresentamos:

A troca de cores da marca

Um exercício criativo onde escolhemos duas marcas concorrentes e trocamos suas cores.

Design criado por Printsome para o exercício criativo Marca Color Swap. Airbnb VS Booking.com

Airbnb e Booking.com

Ao mudar as cores desses dois, você vê imediatamente uma diferença. O Bélo da Airbnb (pronunciado bay-loh) deixa de ser quente e fuzzy e fica mais frio enquanto o Booking.com não é mais profissional e se transforma em algo menos grave. Esta sombra de rosa (chamada Rausch pelos designers) não vai muito bem com o frio ‘.com’ no final.

 

Design criado por Printsome para o exercício criativo Marca Color Swap. Amazon Prime VS Netflix

Amazon Prime e Netflix

Essa mudança simplesmente não funciona. Quando você faz o logotipo da Amazon Prime unicolor, você perde a proeminência da empresa-mãe. Além disso, quando você tira o vermelho icônico da Netflix, a curva subtil de tela na parte inferior fica perdida.

 

Design criado por Printsome para o exercício criativo Marca Color Swap. Asda VS Tesco

Asda e Tesco

Asda é sobre o frescor, enquanto a missão da Tesco é ajudar pessoas. O que faz sentido quando você acha que o verde é sempre uma reminiscência da natureza e do ambiente, enquanto o azul e o vermelho são conservadores – mesmo os patriotas. Depois de trocar as cores, esses significados são perdidos.

 

Design criado por Printsome para o exercício criativo Marca Color Swap. British Airways VS Virgin Airlines

British Airways e Virgin

Se você ler a nossa publicação sobre os arquétipos da marca , lembre-se de que a British Airways se encaixa no tipo “Governante”. Ao mudar suas cores com a Virgin, elas parecem perder sua liderança. As coisas não ficam muito melhores para Virgin, porém, porque quando o vermelho de assinatura é tirado, então a ponta é muito boa.

 

Design criado por Printsome para o exercício criativo Marca Color Swap. Grindr VS Tinder

Grindr e Tinder

Pessoalmente, acho que ambas as cores poderiam funcionar para qualquer uma das marcas. O rosa em Grindr dá um toque “irônico”, enquanto o preto em Tinder faz com que pareça ser apenas para adultos. Francamente, nem um olhar também seria prejudicado. No final, ambos os aplicativos oferecem o mesmo serviço, o que muda é a abordagem deles.

 

Design criado por Printsome para o exercício criativo Marca Color Swap. IKEA CONTRA Muji

IKEA e Muji

Ambos vendem produtos (principalmente minimalistas) para casas a preços acessíveis. Além da escala, a única coisa que os separa são os países de origem que as duas empresas exibem com orgulho em seus logotipos. IKEA vem da Suécia e Muji do Japão. Se você trocar os tons, isso seria mais difícil de saber.

 

Design criado por Printsome para o exercício criativo Marca Color Swap. Juventus VS Atlético Madrid

Juventus e Atlético de Madri

Graças ao seu redesenho , o logotipo da Juventus funciona bem com duas cores ou um único. Por outro lado, o Atlético precisa de mais de um para distinguir os diferentes elementos do escudo.

 

Design criado por Printsome para o exercício criativo Marca Color Swap. Marvel VS DC

Marvel e DC

De todos os swaps de cores até agora, este é o menos dramático. Ambos os logotipos são sólidos o suficiente para trabalhar com azul ou vermelho.

 

Design criado por Printsome para o exercício criativo Marca Color Swap. XBox VS PlayStation

Xbox e Playstation

Se você não conhece as origens das cores da marca Xbox , faça um favor e continue lendo sobre isso agora. Alternar estes dois não é tão doloroso quanto pensamos. Afinal, eles são o mesmo produto (videogames, tecnologia) e estão voltados para o mesmo alvo.

 

Design criado por Printsome para o exercício criativo Marca Color Swap. Guinness VS Stella Artois

Guinness e Stella Artois

No momento em que as cores mudam, é quase como se os gostos mudassem também. Guinness é uma cerveja muito mais escura e pesada, enquanto Stella é mais leve. Enquanto os logotipos trocados não ficam ruins, eles simplesmente não trabalham para o produto que estão vendendo.

Texto : Harald Meyer-Delius
Tradução : Dalmir Junior
Design : Natasja Van Dinther

Sobre o autor

Designers Brasileiros

Designers Brasileiros

Comentários no Facebook