Descubra o que acontece quando alternamos as cores de 20 marcas concorrentes Quando se trata de branding, a cor é mais do que apenas o fundo de um cartão de visita ou o tecido de camisetas personalizadas. É a infame "primeira impressão" que (conscientemente ou inconscientemente) explica o que se trata. Os "olhos" para a alma da …
O que acontece quando alternamos as cores de 20 marcas
Descubra o que acontece quando alternamos as cores de 20 marcas concorrentes
Quando se trata de branding, a cor é mais do que apenas o fundo de um cartão de visita ou o tecido de camisetas personalizadas.
É a infame “primeira impressão” que (conscientemente ou inconscientemente) explica o que se trata. Os “olhos” para a alma da marca, se você quiser.
O vermelho é emocionante e perigoso. O azul é digno de confiança e frio. O verde é refrescante e previsível. As cores são uma linguagem em si, razão pela qual, quando a criação de uma marca, designers de colocar muita ênfase em encontrar apenas o tom certo. Como você verá em seguida, mudar a cor de uma marca pode alterar sua presença completamente.
Só para ressaltar como a cor é uma fato importante, destacamos a Carlsberg, que passou por um sério rebrand para competir com o crescente mercado de cervejarias artesanais, a empresa mudou a cor de sua garrafa de verde para marrom e projetou uma campanha de marketing inteira em torno de suas origens dinamarquesas. Os resultados? Em seis meses, a receita líquida cresceu 2% e o lucro líquido aumentou 23%.
Com isso dito, apresentamos:
A troca de cores da marca
Um exercício criativo onde escolhemos duas marcas concorrentes e trocamos suas cores.
Airbnb e Booking.com
Ao mudar as cores desses dois, você vê imediatamente uma diferença. O Bélo da Airbnb (pronunciado bay-loh) deixa de ser quente e fuzzy e fica mais frio enquanto o Booking.com não é mais profissional e se transforma em algo menos grave. Esta sombra de rosa (chamada Rausch pelos designers) não vai muito bem com o frio ‘.com’ no final.
Amazon Prime e Netflix
Essa mudança simplesmente não funciona. Quando você faz o logotipo da Amazon Prime unicolor, você perde a proeminência da empresa-mãe. Além disso, quando você tira o vermelho icônico da Netflix, a curva subtil de tela na parte inferior fica perdida.
Asda e Tesco
Asda é sobre o frescor, enquanto a missão da Tesco é ajudar pessoas. O que faz sentido quando você acha que o verde é sempre uma reminiscência da natureza e do ambiente, enquanto o azul e o vermelho são conservadores – mesmo os patriotas. Depois de trocar as cores, esses significados são perdidos.
British Airways e Virgin
Se você ler a nossa publicação sobre os arquétipos da marca , lembre-se de que a British Airways se encaixa no tipo “Governante”. Ao mudar suas cores com a Virgin, elas parecem perder sua liderança. As coisas não ficam muito melhores para Virgin, porém, porque quando o vermelho de assinatura é tirado, então a ponta é muito boa.
Grindr e Tinder
Pessoalmente, acho que ambas as cores poderiam funcionar para qualquer uma das marcas. O rosa em Grindr dá um toque “irônico”, enquanto o preto em Tinder faz com que pareça ser apenas para adultos. Francamente, nem um olhar também seria prejudicado. No final, ambos os aplicativos oferecem o mesmo serviço, o que muda é a abordagem deles.
IKEA e Muji
Ambos vendem produtos (principalmente minimalistas) para casas a preços acessíveis. Além da escala, a única coisa que os separa são os países de origem que as duas empresas exibem com orgulho em seus logotipos. IKEA vem da Suécia e Muji do Japão. Se você trocar os tons, isso seria mais difícil de saber.
Juventus e Atlético de Madri
Graças ao seu redesenho , o logotipo da Juventus funciona bem com duas cores ou um único. Por outro lado, o Atlético precisa de mais de um para distinguir os diferentes elementos do escudo.
Marvel e DC
De todos os swaps de cores até agora, este é o menos dramático. Ambos os logotipos são sólidos o suficiente para trabalhar com azul ou vermelho.
Xbox e Playstation
Se você não conhece as origens das cores da marca Xbox , faça um favor e continue lendo sobre isso agora. Alternar estes dois não é tão doloroso quanto pensamos. Afinal, eles são o mesmo produto (videogames, tecnologia) e estão voltados para o mesmo alvo.
Guinness e Stella Artois
No momento em que as cores mudam, é quase como se os gostos mudassem também. Guinness é uma cerveja muito mais escura e pesada, enquanto Stella é mais leve. Enquanto os logotipos trocados não ficam ruins, eles simplesmente não trabalham para o produto que estão vendendo.