Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Quais são os melhores cassinos online do Brasil?

    28 de junho de 2022

    Skillshare chega ao Brasil para democratizar o acesso ao aprendizado online

    22 de junho de 2022

    Aposta única: a forma mais simples de esportebet pré aposta

    31 de maio de 2022
    Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Sobre
    • Anunciar
    • Contato
    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    • Design
      • Web Design
      • Design Gráfico
      • Design de Interiores
      • Design de Embalagens
      • Design Editorial
    • Publicidade
    • Contato
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    Home»Artigos»Palavras dividem, imagens unem
    Artigos

    Palavras dividem, imagens unem

    Henrique FocaPor Henrique Foca25 de julho de 2018Atualizado:25 de julho de 2018
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email WhatsApp
    Comp.
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email

    Sinalização, ícones e ideogramas determinam nossa comunicação diária enquanto sistemas pictográficos nos guiam e dominam o espaço público. Muito do que entendemos como linguagem visual se origina no Método de Estatísticas Pictóricas de Viena, de Otto Neurath, posteriormente conhecido como ISOTYPE (International System of Typographic Picture Education).

    No início do século XX, o cientista social Otto Neurath (Viena, 1882 — Oxford, 1945) estudava e debatia em grupos filosóficos formas de refinar e ampliar a difusão de informação na sociedade em quem vivia. Com uma formação híbrida em Sociologia e Economia, o professor Neurath considerava que o campo das Ciências Sociais precisava alcançar um padrão maior de objetividade equiparando-se às Ciências Exatas. Segundo ele, certas coisas não poderiam ser ditas apenas com palavras mas, com o auxílio da linguagem pictórica, poderiam ser comunicados com mais clareza.

    Com isso, reuniu uma equipe e passou a trabalhar em um sistema que padronizasse em forma de técnicas e processos este uso de informações em uma linguagem gráfica. Em um contexto de transformações e revoluções sociais o sistema visava também viabilizar e traduzir conceitos complexos em informação acessível a públicos não especializados.

    O método ISOTYPE talvez se torne um dos fatores que irão ajudar a criar uma civilização onde todas as pessoas compartilham uma cultura comum e o vão entre as pessoas educadas e as não educadas poderá desaparecer.
    Otto Neurath, 1940.

    Tomando o mundo

    O sistema, iniciado e aplicado na Áustria, ganhou relevância e se proliferou enquanto seus membros Otto, a esposa Marie Neurath e o artista Gerd Arntz fugiam do Nazi-Facismo que tomou de assalto o coração da Europa. O grupo e sua produção caminharam da Holanda ao Reino Unido. Atingiram depois a União Soviética e finalmente os Estados Unidos.

    Finalmente, em 1976, quando o AIGA (American Institute of Graphic Arts) criou um sistema de sinalização pictográfico para o Departamento de Transporte Norte-Americano com óbvias inspirações no ISOTYPE, surgiu o primeiro padrão internacional no uso de pictogramas.

    A história do ISOTYPE funciona perfeitamente como um case do Movimento Modernista e de como as coisas funcionavam na evolução de conceitos mundiais. É um marco como método pioneiro de comunicação visual e impacta diretamente no que hoje conhecemos como Design de Informação.

    Alguns exemplos de informação apresentada conforme o método ISOTYPE.

    Baseado em seu potencial de alcance (sem discriminação de público, idade, grau de instrução ou nacionalidade), essa abordagem foi explorada e evoluída amplamente desde então.

    Neutralidade em Comunicação

    Na prática, enquanto criavam a representação pictográfica de um homem, Neurath e Arntz não consideraram detalhes naturalistas da figura. Optavam justamente pela idéia da generalidade humana. Segundo Neurath um pictograma ISOTYPE era “uma expressão de neutralidade”, o que só podia ser atingido através da “simplificação formal”.

    Utilização de informação como gráfico antes (esquerda) e depois da aplicação do sistema ISOTYPE (direita).

    Dentre muitas observações importantes Otto Neurath também destacou:

    Não há nenhum assunto onde uma certa humanização de conhecimento através do Visual não se faça importante.

    Já no século XXI, é interessantíssimo constatar o quanto tais ideias e conceitos são atuais. Mergulhamos cada vez mais em uma sociedade de dados e informação, o que torna fundamental sistemas que transmitam mensagens de forma correta, com agilidade e coerência.

    Assim, estudar e redescobrir a História do Design e da Comunicação em Massa nos faz andar sempre adiante, mais seguros e conscientes de nossas funções e responsabilidades. Afinal, como bem destacou Sérgio Buarque de Holanda, “a história não é a prisão ao passado. Ela é mudança, é movimento, é transformação“.


    Se você gosta e valoriza deste tipo de conteúdo, me apóie compartilhando. Assim encontrarei mais motivação para pesquisar e produzir de maneira constante. A História é vasta e há, sempre, muito material interessante a ser apresentado por aqui. Obrigado por seus minutos de atenção!

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp
    Henrique Foca
    Henrique Foca
    • Website
    • Facebook

    Foca é um designer experiente, com mais de 10 anos na área. É Head of Design e Home Officer na RedPill.Digital, apaixonado por UI e o universo a sua volta. Está em Milão cursando Mestrado em Visual Design pela Scuola Politecnica di Design.

    Matérias Relacionadas

    Quais são os melhores cassinos online do Brasil?

    28 de junho de 2022

    Aposta única: a forma mais simples de esportebet pré aposta

    31 de maio de 2022

    Por que o design é extremamente importante para cassinos?

    5 de maio de 2022

    Melhores Caça Níqueis Online no Brasil

    4 de maio de 2022

    5 dicas para designers gráficos que usam MacBooks

    2 de maio de 2022

    Entenda porquê todo o designer deve usar VPN

    2 de maio de 2022

    Leave A Reply Cancel Reply

    Parceiros
  • Recursos para Designers
  • Umbler - Hospedagem de Sites
  • Mais Lidas

    JAC Motors apresenta nova identidade visual

    17 de maio de 2017

    Suvinil apresenta nova identidade visual

    24 de maio de 2018

    En L’An 2000: O futuro, de acordo com o século 19

    31 de agosto de 2016

    Artista da Semana #5 Tomas T.

    16 de abril de 2011
    Publicidade
    Designers Brasileiros
    Facebook Twitter Instagram Pinterest YouTube
    © 2022 Designers Brasileiros. Desenvolvido por Sponta Marketing.

    Digite o termo e pressione Enter para buscar. Aperte Esc para cancelar.

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies..
    Conf. de CookiesACEITAR
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR