Processo de criação do novo logo da Google | Designers Brasileiros
Design Gráfico

Processo de criação do novo logo da Google

A Google revelou ontem a sua nova identidade visual e começou a introduzi-la ao longo dos seus produtos, a começar pelo Google Search. Aquilo que para nós é uma novidade, para os designers da Google é o resultado de um longo trabalho.

No seu blog dedicado ao design, é explicado detalhadamente o processo do novo branding, que representa uma mudança drástica na forma de comunicação do Google para com as pessoas.

Em resumo, a nova identidade visual é composta por 3 elementos distintos: o logotipo completo; os pontos (que se destina a momentos de transição); e o ícone “G” (uma versão compacta do logotipo).
Novo logo do GooglePontos do novo logo do GoogleÍcone do novo logo do GoogleA adaptação do logo à diversidade de ecrãs que existem hoje em dia foi uma das preocupações da equipe de design da Google, que testou a nova imagem em diferentes tamanhos. Outro cuidado foi garantir que o renovado logo tivesse, ao nível de bytes, uma versão super leve, de forma a que possa ser carregado em ligações de net mais fracas (para a Google, que quer conectar todo o mundo à net, este é um ponto importantíssimo). A anterior versão implicava um ficheiro mais pesado.

A cor permanece como um elemento crucial na nova apresentação da Google, sendo que o verde, o vermelho e o amarelo foram ligeiramente alteradas.

Já para a identificação de cada produto, a equipe de design da Google desenhou uma tipografia própria, a partir do logotipo. Chamou-lhe Product Sans.

Um outro aspecto curioso do novo branding são os pontos, cujo comportamento varia conforme o contexto nos quais estão inseridos:

Gostou do post? Quer conhecer mais dos bastidores da nova identidade visual? Não percas a oportunidade de ler o Blog do Google Design

Tags

Sobre o autor

Dalmir

Dalmir

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook