A agência chablau teve uma ideia maluca de criar um problema totalmente novo e resolvê-lo em apenas 8 horas! Acabou sendo um pouquinho mais do que 8 horas, porque foi a primeira vez, a partir de um brainstorm totalmente inusitado e imprevisível. A receita da solução desse projeto é:A partir de imagens e palavras, eles …
Projet8 e sua Nova Estratégia de Marca para o Corpo de Bombeiros de São Paulo
A agência chablau teve uma ideia maluca de criar um problema totalmente novo e resolvê-lo em apenas 8 horas! Acabou sendo um pouquinho mais do que 8 horas, porque foi a primeira vez, a partir de um brainstorm totalmente inusitado e imprevisível. A receita da solução desse projeto é:
A partir de imagens e palavras, eles chegaram a três palavras-chave para a composição de um desafio: água,calor e módulo. Nem queiram saber de onde vieram esses termos, mas o importante é que a partir da combinação delas eles tiveram que compor um problema. De todos os que apareceram nos post-its, o desafio escolhido foi o de uma Nova Estratégia de Marca para o Corpo de Bombeiros de São Paulo.
A partir de imagens e palavras, eles chegaram a três palavras-chave para a composição de um desafio: água,calor e módulo. Nem queiram saber de onde vieram esses termos, mas o importante é que a partir da combinação delas eles tiveram que compor um problema. De todos os que apareceram nos post-its, o desafio escolhido foi o de uma Nova Estratégia de Marca para o Corpo de Bombeiros de São Paulo.
as etapas do brainstorm |
Desde que foi abraçada a causa do desafio, a chablau! pensou em realizar um projeto onde a experiência das pessoas com a marca do Corpo de Bombeiros pudesse impactar de forma positiva tanto para sua própria organização quanto para a sociedade como um todo, fazendo um breve estudo, eles puderam perceber que um dos principais problemas que afetam o atendimento e a efetividade do Corpo de Bombeiros é o trote, principalmente realizado pelo público infantil. Dessa forma, eles converteram toda a plataforma de branding para que as crianças se tornem capazes de resolver esse problema junto à instituição, e que saibam as situações para usar o BOMBEIROS193 ou o SAMU192, já que é uma confusão frequente para a maioria das pessoas. Para que se sentissem atendidas e especiais, foi trabalhado não só o ponto de vista linguístico-visual, mas também a lógica e o tom com que a nova marca dos Bombeiros conversa com as crianças.
A primeira grande mudança veio com o logo do Corpo de Bombeiros. A modernização da identidade visual veio a partir da eliminação de alguns ruídos e da composição de uma paleta institucional que seguisse a mesma lógica das cores utilizadas na nova marca. Além de ser datada, a marca anterior tinha alguns traços agressivos que acabavam por se confundir entre os valores de ajuda e auxílio da instituição.
nova marca do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo |
A Cruz de Malta é o símbolo internacional da profissão de bombeiro, sendo utilizado em inúmeras corporações de Corpo de Bombeiros no mundo todo. Atualmente, a Cruz representa honra e valor, boa vontade e sacrifício, sendo inclusive uma condecoração militar. Sua forma é atribuída aos serviços de Bombeiros como a simbologia das 4 petálas que representam bravura, compaixão, lealdade ao dever e coragem
implementação da paleta cromática oficial da nova marca dos Bombeiros, bem como sua tipografia institucional
Um ponto de contato interessante para amarrar a comunicação institucional com a comunicação infantil do Corpo de Bombeiros, foi a veiculação de um anúncio que unisse pais e filhos com a chegada de um game exclusivo (que vocês vão ver jajá aqui embaixo). Assim, garantiriam acesso às crianças com o apoio dos adultos, através da divulgação em jornal.
Com a marca e identidade visual devidamente estabelecidas para o Corpo de Bombeiros, o caminho para trabalhar melhor a comunicação infantil ficou mais claro. Para entrar em contato com as crianças, a proposta foi de criar um hotsite e um aplicativo (social game), ambos com foco em resolver o problema dos trotes “junto” com o público infantil. Vale dizer que em nenhum momento os Bombeiros tiveram uma comunicação focada aos “baixinhos”, então foi necessário encontrar um tom de voz amistoso onde até um possível primeiro contato não causasse estranhamento a eles. E olha só o que virou!
tela conceito da marca do hotsite e do game “Amigo dos Bombeiros”, com sua respectiva paleta cromática, que segue a mesma lógica das cores da nova marca da instituição
O aplicativo Amigo dos Bombeiros vem para garantir que toda a comunicação proposta seja continuada pelas crianças através de um jogo que testa “futuros bombeiros” a saber em quais situações de emergência ligar para o BOMBEIROS193 ou o SAMU192. Após todas as “ligações” encaminhadas corretamente, o jogador vence o jogo e tem a chance de receber uma patente exclusiva! Além de escolher o título que quer, colocando seu nome e sua foto, o vencedor ainda pode “vestir o uniforme dos Bombeiros” na sua página do Facebook!
E essa foi a primeira edição do projet8, uma iniciativa que vai ocorrer sempre dentro da chablau! com projetos cada vez mais diferentes e desafiadores, treinando cada vez a capacidade desse laboratório de ideias.