Rebrand TV Cultura 2011

Este ano a TV Cultura passou por mudanças na sua programação no intuito de atingir uma maior audiência, com programas para públicos variados e que visam misturar conhecimento e entretenimento. Para pontuar e enfatizar esses atributos do canal e de sua marca, a identidade foi totalmente reformulada. Com um novo pacote videográfico e o slogan …

Este ano a TV Cultura passou por mudanças na sua programação no intuito de atingir uma maior audiência, com programas para públicos variados e que visam misturar conhecimento e entretenimento. Para pontuar e enfatizar esses atributos do canal e de sua marca, a identidade foi totalmente reformulada. Com um novo pacote videográfico e o slogan “Uma TV Diferente”, o canal apresenta uma comunicação moderna e sofisticada.

A estratégia criada pelo estúdio Vetor Zero juntamente com a agência AlmapBBDO para essa renovação foi acompanhar graficamente os períodos naturais de transição do dia – manhã, tarde e noite – e enfatizar as características abordadas na programação em cada uma dessas fases. Para construção das vinhetas e chamadas, foi desenvolvido um estudo de sensações, cores e texturas. Assim, o tradicional verde que compunha a marca do canal dá lugar uma variação cromática que muda ao longo do dia.

Para acompanhar essa dinâmica de cores, a famoso símbolo do canal é explorado em 3D, integrado com elementos abstratos e figurativos que ajudam a transmitir e marcar essas diferenças do dia.

Durante as manhãs, onde se encontram os programas voltados às crianças, são exploradas representações relacionadas à ludicidade e à infância, como a brincadeira e a escola, através de muitas cores e elementos figurativos.

Com suas atrações mais informativas e educacionais, o período vespertino é apresentado em tons mais quentes e elementos que abordam de maneira mais leve e sutil temas como natureza e conhecimento.

O período noturno, composto pelo prime time televisivo, revela cores mais pesadas e imponentes, juntamente com objetos futuristas e mais abstratos em relação aos períodos anteriores.

A empolgante e vívida trilha sonora apresenta também tratamentos distintos que enfatizam as características apontadas em cada um desses momentos mostrados.

Essa interessante conceito de divisão gráfica a partir dos períodos do dia pode ser observada também no canal americano OWN, da apresentadora Oprah Winfrey (abaixo). A abordadem utilizada pela TV Cultura é, no entanto, bastante diferente e não menos instigante e emocionante, adequando-se fortemente à comunicação pretendida.

Identidade da Oprah Winfrey Network (OWN)

>>> Ficha Técnica

Ano: 2011

Canal: TV Cultura

Diretor Criativo: Mateus de Paula Santos
Produtor Executivo: Alberto Lopes
Atendimento: Roberta Reigado
Coordenação: Fábio Truci
Supervisor de Design: Rodrigo Ribeiro
Design: Guilherme Ferreirinha, Pedro Kobuti e João Lavieri
Animação: Guilherme Ferreirinha, Pedro Kobuti e Paulo Pássaro
Composição: Guilherme Ferreirinha e Pedro Kobuti
Coordenador: Fabio Truci

Dalmir

Dalmir

Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *