A Renault, fabricante de veículos de origem francesa, alterou a família tipográfica utilizada nos veículos e nos nomes dos carros da marca. O redesign da fonte foi feito pela agência francesa Production Type visando uma melhor leitura enquanto o carro estiver em movimento. O trabalho foi realizado feito em parceria da equipe de projeto de carros da Renault, …
Renault altera família tipográfica
A Renault, fabricante de veículos de origem francesa, alterou a família tipográfica utilizada nos veículos e nos nomes dos carros da marca. O redesign da fonte foi feito pela agência francesa Production Type visando uma melhor leitura enquanto o carro estiver em movimento.
O trabalho foi realizado feito em parceria da equipe de projeto de carros da Renault, buscando se adaptar aos tipos de carros em que será utilizado.
“A flexível família [de fontes] possui várias larguras, pesos e encostas, e abrange todo o espectro de expressões visuais nas linhas de carros. Desde caminhões desmedidos, musculares à SWIFT, a cabriolets ágeis”, disse a agência francesa.
Letras que refletem o céu, não o chão
Receber e refletir a luz elegantemente é um dos papéis fundamentais do cromo, segundo a agência. E, pensando nisso, que foram elaboradas as fontes.
Entre a multiplicidade de parâmetros, a equipe procurou trazer mais à realidade (correspondente a um peso mínimo tipo de letra para a viscosidade de uma cola) e mais orientada para a pessoa (espessamento e arredondamento, pequenos caules e picos que podem ser perigosos em caso de um impacto).
Crítica
Em 2015, logo após o lançamento do redesign, o site Brand New, especializado em opinião de marcas, publicou que “o trabalho não havia se saído muito bem e que não havia melhorado a marca de qualquer maneira”. Agora, a publicação considerou que, mesmo que seja utilizado apenas no carro, a mudança trouxe um impacto positivo.