Suvinil apresenta nova identidade visual | Designers Brasileiros

Suvinil investiu 40 milhões de reais no processo de transformação de seu propósito e revisão do seu portfólio de produtos

A Suvinil, marca com maior market share no mercado de tintas brasileiro, apresentou nesta semana a sua nova marca e as novas embalagens de seus produtos. O novo logotipo mantém as cores do anterior, trazendo, no lugar do “S” em formato de brush (que faz referência à pintura), dois quadrados sobrepostos, sendo o superior (vermelho) com transparência.

Para a empresa, a identidade visual é responsável pela primeira impressão da marca e por seu reconhecimento também. Por isso, ela foi construída com elementos mais simples, dinâmicos, cheios de energia e movimento. As reconhecidas cores da Suvinil – vermelho, amarelo e laranja – continuam como as principais referências.

Na elaboração do novo logotipo, a preocupação foi transmitir os valores e ideias da marca. Ele passa a ser composto por dois elementos: o símbolo, que preserva a força das cores, tem movimento, transparência e variedade, além de suas camadas, que ajudam a pintar histórias a cada demão; a tipografia, que é forte, como a história da Suvinil, é de fácil reconhecimento da marca e tem detalhes para reforçar a personalidade e tornar a Suvinil ainda mais próxima.

A marca passa a adotar um estilo fotográfico voltado para as histórias, pois além de ajudar a pintá-las, essa é uma maneira de registrar os momentos importantes de cada um. As imagens de campanha passam, então, a retratar pessoas e ambientes em primeiro plano. A tinta está presente, acompanhando e ajudando a colorir esses momentos.

“Esse reposicionamento nos permite oferecer experiências de compra mais assertivas, especialmente para atender aos novos anseios dos consumidores brasileiros. A Suvinil se torna uma marca mais próxima, mais conectada com o consumidor e o estimula a renovar e transformar suas histórias por meio da tinta” comenta Juliana Hosken, diretora de marketing da Suvinil.

Já que é tempo de mudanças, a empresa repaginou suas embalagens, que além de traduzir um universo mais clean, trazem informações diretas e símbolos de fácil identificação. Tudo foi pensado para facilitar a escolha dos consumidores nos pontos de venda, estreitando a relação de confiança com a Suvinil.

A Suvinil investiu 40 milhões de reais em estudos de mercado, consumidor e marca, criando um novo posicionamento e um novo propósito, reorganizou seu portfólio de produtos em linhas, que estão alinhadas às motivações dos consumidores, segundo a empresa, a expectativa de retorno é de 2 pontos percentuais de lucro sobre as vendas em cinco anos. Dentro deste contexto, a marca aumentou em 15% o seu investimento total em marketing em 2018, em relação ao ano anterior, superando os R$ 200 milhões.

Dalmir
Author

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook