Os mais recentes estilos do guia anual baseiam-se em bilhões de buscas e downloads de imagens, vídeos e músicas de mais de 1,9 milhão de clientes em todo o mundoA Shutterstock, lançou hoje seu oitavo Relatório Anual de Tendências Criativas. Os onze estilos de design deste ano, muitos dos quais refletem o passado de forma lúdica, …
Shutterstock apresenta tendências criativas que influenciarão o design em 2019
Os mais recentes estilos do guia anual baseiam-se em bilhões de buscas e downloads de imagens, vídeos e músicas de mais de 1,9 milhão de clientes em todo o mundo
A Shutterstock, lançou hoje seu oitavo Relatório Anual de Tendências Criativas. Os onze estilos de design deste ano, muitos dos quais refletem o passado de forma lúdica, preveem as principais influências para o design e a produção visual em 2019.
As três principais tendências para o ano incluem:
Cultura Zine – A estética crua e caseira recebe uma atualização digital. Com um aumento de 1376% nas buscas por “colagem de arte contemporânea”, a cultura zine está claramente viva na mentalidade descentralizada da era digital por meio das mídias sociais, onde os criadores independentes podem compartilha-la e os grupos de nicho podem descobri-la. Construídos com base em princípios de colagem e amplamente influenciados pela invenção da fotocopiadora, são recortes de papel, texturas granuladas e com ruídos e camadas de bordas rústicas que definem essa tendência.
Opulência dos anos 80 – Os anos 80 estão de volta e prontos para a festa. O termo “estampa de correntes” subiu 731% e as pesquisas por “padrão elegante” aumentaram 1060%. Esqueça o bom gosto, isso é sobre bons momentos. Contraste é a palavra-chave para esta tendência. Pense em estampas de leopardo (até 167%) e pele de cobra (até 157%), penas de pavão e cintos de corrente de ouro, pelagem macia e texturas de metal duro.
O Futuro do passado – O que é velho torna-se novo outra vez. Com o interesse em termos como “Synthwave” aumentando 717%, “Retrowave” subindo 676% e “Duotone” até 230%, esta tendência é um reducionismo otimista de early-tech – um foco no futuro do passado. É tudo sobre as aparências e os sons que definiram o futurismo no alvorecer da era digital, como gradientes bicolores em roxo, azul e rosa, gráficos vetoriais básicos e a música de sintetizador.
“Até mesmo os profissionais criativos mais talentosos às vezes querem um pouco de inspiração para o próximo grande projeto e o nosso Relatório de Tendências Criativas está aqui para ajudar”, disse Lou Weiss, diretor global de marketing da Shutterstock. “Com mais de 1,5 milhão de novos ativos adicionados semanalmente e milhões de usuários usando nossa plataforma, a Shutterstock tem volume de dados de busca e download para prever as tendências mais quentes e os mais novos modismos movidos pelo mundo do design. Mal podemos esperar para ver esses temas de design de 2019 ganhando vida em todos os lugares, desde campanhas publicitárias até passarelas e filmes. Este ano, nossas três principais tendências são influenciadas pelos princípios de design arrojado dos últimos anos, por isso, será particularmente interessante ver como elas evoluem com interpretações modernas mais adequadas para as plataformas digitais de hoje.”
Além das principais tendências, o relatório descreve oito estrelas em ascensão; alguns são alegres e feitos para o escapismo, como a “Tipografia Tentadora” e as ilustrações únicas do estilo “Kawaii”, enquanto outros colocam a realidade em foco, incluindo a questão urgente de “Além do plástico”. As Tendências Globais descrevem as tendências com crescimento mais rápido em 20 países ao redor do mundo com a “Arte colorida de desenho animado”, dominando nos EUA, e “Espaço Inteligente”, no Reino Unido.
A base de clientes globais da Shutterstock, com mais de 1,9 milhão de criativos, inclui designers, diretores de arte, profissionais de marketing e cineastas cujos comportamentos de pesquisa e opções de download ajudam a prever tendências nos setores de publicidade, cinema e mídia. Os dados reunidos e analisados em imagens, vídeos e músicas incluem bilhões de pesquisas e downloads na coleção de 225 milhões de imagens da Shutterstock, por clientes em todo o mundo. Os aumentos nas pesquisas durante o ano fornecem insights que não são apenas úteis para outros profissionais de marketing, mas também valiosos para artistas, fotógrafos, videomakers e músicos de todo o mundo, como um guia inspirador para a criação de novos conteúdos para a coleção Shutterstock.