Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Por que o design é extremamente importante para cassinos?

    5 de maio de 2022

    Melhores Caça Níqueis Online no Brasil

    4 de maio de 2022

    5 dicas para designers gráficos que usam MacBooks

    2 de maio de 2022
    Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Sobre
    • Anunciar
    • Contato
    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    • Design
      • Web Design
      • Design Gráfico
      • Design de Interiores
      • Design de Embalagens
      • Design Editorial
    • Publicidade
    • Contato
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    Home»Artigos»Um logo bonito não salva o seu negócio
    Artigos

    Um logo bonito não salva o seu negócio

    DalmirPor Dalmir31 de outubro de 2016Atualizado:31 de outubro de 2016
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email WhatsApp
    Um logo bonito não salva o seu negócio
    Comp.
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email

    Mais identidade visual e menos logos, por favor

    Antes de mais nada, não vou entrar em discussões sobre o que é logotipo, “logomarca”, imagotipo, isotipo, isologo, etc. Para conseguir escrever esse texto sem maiores tropeços, chamarei, nesse caso, qualquer símbolo que represente uma empresa, serviço ou produto, simplesmente de “logo”, ok?

    [mks_separator style=”dotted” height=”4″]

    Designers que atendem micro e pequenas empresas sabem que há uma demanda incrível de trabalho relacionados a construção de logos. Basta entrar em qualquer website de freelancers e vai ver que boa parte das oportunidades lá expostas são relacionadas a logos.

    Bacana, né?
    Nem tanto.

    Grande parte desses clientes buscam apenas um signo ou ícone que represente o seu negócio e não um logo de verdade. Normalmente esse signo é escolhido baseado no gosto pessoal do cliente ou na sua própria percepção do negócio. Não é à toa que serviços como We Do Logos e similares tem tantos clientes, pois praticam essa desassociação, como se o logo existisse separadamente da identidade de marca.

    Essa prática enfraquece as marcas e explico porquê.

    Os clientes, muitas vezes, fazem uma relação insólita quando tentam comparar o seu futuro logo com o logo de outras marcas. Por exemplo: o cidadão chega na reunião com um computador da “maçãzinha”, camiseta com “jacarézinho”, tomando café da “sereiazinha”, te informa que quer pagar 200 dilmas por um logo na mesma “pegada” da Nike.

    Peraí. Por que despende tanto dinheiro valorizando outras marcas e quando se trata da sua própria não dá valor algum?

    Acha mesmo que Apple, Lacoste, Starbucks e Nike chegaram onde estão sem investir em design?

    Algumas coisas precisam ser compreendidas:

    Logo não é marca

    A marca são todas as percepções do público com relação a sua empresa, produto ou serviço. A marca ganha vida na mente do consumidor. As emoções que provoca e as ações que estimula. Tudo.

    O logo é uma peça da identidade visual da marca, ou seja, faz parte de como sua empresa é vista. Em caso de famosas marcas globais, o logo acaba ganhando muito mais protagonismo pois é a forma mais instantânea de reconhecimento da marca e remete diretamente aos valores e qualidades que ela representa.

    Sendo assim, ter um logo maravilhoso esteticamente é ineficaz se a sua empresa não tem uma marca estruturada, se não é vista como sinônimo de qualidade ou não atende as demandas do público. Por essa razão é preciso ter um alinhamento entre a marca e o logo.

    Identidade visual > Logo

    A preocupação do cliente deve deixar de ser com o logo e passar a ser com a identidade visual. Ter um logo bacana e expressivo aplicado em materiais despadronizados e inapropriados é um enorme descaso com a marca.
    É preciso haver uma harmonia visual para que todos pontos de contato tenham a mesma linguagem e comuniquem em uníssono.

    Um logo bonito não salva o seu negócio
    Brand Touchpoints — Designing Brand Identity, Alina Wheeler, 2009. Pág. 3

    Cores, formas, tipografia, ícones, interações, tudo comunica.
    A partir do momento que os pontos de contato com o consumidor estiverem padronizados visualmente, a comunicação converge de forma natural.
    Aí reside a importância da unificação visual através da identidade de marca.

    Sendo assim:

    Clientes: revejam seus conceitos. Um logo bonitinho não faz mágica. Invista um pouco mais em uma identidade visual pois os ganhos em termos de credibilidade e valor de mercado são óbvios. Uma identidade visual consistente transparece profissionalismo e respeito com o consumidor.
    O diferencial da sua empresa pode estar no design!

    Designers: tenham paciência e evangelizem seus clientes. Tentem estabelecer um diálogo e mostrar as vantagens do investimento em uma identidade visual. É uma experiência excelente para ambos os lados, pois o cliente fica com um trabalho que gera resultados, e você com um case estruturado e relevante para inserir no seu portfólio. 🙂

    Fonte: TRENDR


    Matheus Moura

    Versado nas artes ocultas do inconformismo passivo e protesto indoor. Insatisfeito e inatleta. Designer, diretor de arte, sem noção.

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp
    Dalmir
    • Website
    • Instagram
    • LinkedIn

    Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

    Matérias Relacionadas

    Por que o design é extremamente importante para cassinos?

    5 de maio de 2022

    Melhores Caça Níqueis Online no Brasil

    4 de maio de 2022

    5 dicas para designers gráficos que usam MacBooks

    2 de maio de 2022

    Entenda porquê todo o designer deve usar VPN

    2 de maio de 2022

    A importância das ferramentas de conversão online

    1 de maio de 2022

    O que é o Awesomic e por que se trata de uma nova maneira de trabalho para designers

    27 de abril de 2022

    Leave A Reply Cancel Reply

    Parceiros
  • Recursos para Designers
  • Umbler - Hospedagem de Sites
  • Mais Lidas

    Saber como contar uma boa história também é fundamental para uma boa apresentação.

    1 de julho de 2014

    De designers, Para designers: Conheça o Vagas.Design

    12 de janeiro de 2017

    7 lições para designers: e sua conta bancária?

    29 de junho de 2017

    Estudo de diversidade revela o desejo dos profissionais de marketing por quebra de padrões na publicidade no Brasil

    8 de janeiro de 2019
    Publicidade
    Designers Brasileiros
    Facebook Twitter Instagram Pinterest YouTube
    © 2022 Designers Brasileiros. Desenvolvido por Sponta Marketing.

    Digite o termo e pressione Enter para buscar. Aperte Esc para cancelar.

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies..
    Conf. de CookiesACEITAR
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR