Usabilidade, afinal o que é? | Designers Brasileiros
Sem categoria

Usabilidade, afinal o que é?

Olá galera!

Vocês sabem o que quer dizer ”usabilidade” ?
Já ouviram falar? OK!
Usabilidade, assim, falando por alto, quer dizer de uso fácil.
Falando do que realmente importa, para o designer, é de suma importância dominar os princípios básicos da usabilidade (também entendidos como design de interação), saber como o olho humano se comporta quando está olhando um website, por exemplo; saber como funciona os processos de percepção humana, como o usuário vai entender a interface desenhado por ele, entre inúmeros conceitos.
Walter Cybis escreveu um livro muito bom( Ergonomia e Usabilidade) e explica como ocorrem esses processos, ajudando os webdesigners a projetarem sites muito usáveis, de fácil navegação, e que também possa ser usados por uma pessoa cega por exemplo.
Cabe ao projetista estudar esses processos para que não faça alguma aberrações que vemos por aí de vez em quando.
Um outro aspecto que deve ser contemplado é que o mundo está ficando mais idoso, já temos estudos indicando que a população de mais idade deve aumentar bastante, e em breve.
(REFLITA).



Um bom design é entendido por todos, esse é o verdadeiro papel do designer, fazer que as coisas sejam entendidas de maneira fácil, adaptando tecnologias aos usuários e não ao contrário.
Para terminar vou deixar a dica mais uma dica de leitura:
O livro do Kim Vicente que fala sobre alguns designs bons e ruins, mostrando a importância de entender as interações homem-dispositivos para aplicar nos desenvolvimentos de projetos. E esse blog que usa uma linguagem mais informal e tem bons exemplos.
Um Abraço!

Sobre o autor

Dalmir

Dalmir

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook