Você aceitaria que o seu time mudasse de "escudo"? | Designers Brasileiros

Nosso futebol anda meio feio não acham? Essa foi a pergunta do designer gráfico Rafael de Rezende Basso para nossa equipe ao apresentar o seu projeto onde recriou os logos dos 24 grandes times brasileiros. Os novos “escudos” foram baseados nos logos dos times americanos (NFL, NBA, MSL, NHL, entre outros) que na sua maioria usam os mascotes no logo com uma comunicação visual bem agressiva.

Segundo Rafael, a ideia veio após ler uma reportagem que falava de montagem de portfólio, onde um diretor de arte de um estúdio inglês disse que é muito importante que os designers tenham projetos seus, sem professores para ajudar, sem chefe, sem clientes, apenas o designer e sua criatividade e a dica deste diretor é fazer projetos com temas que você goste. Com isso, Rafael resolveu mudar os logos dos times daqui inspirados nas artes dos gringos.
“Acho legal como eles mudam os logos em quase todas as temporadas e também a comunicação visual que eles usam, algo agressivo e na maioria das vezes usando os mascotes dos times.” – Rafael Basso
O projeto, como qualquer um, teve regras estipuladas para não fugir da realidade, no caso deste projeto, as regras foram:
  1. Manter as cores tradicionais dos times
  2. Sempre começar as artes desenhando no papel (rafs abaixo)
  3. Sempre ter algo que esteja associado ao logo tradicional
  4. Para finalizar a arte e treinar tipografia, pegar parte dos hinos de cada clube e fazer um all type com eles junto ao logo.

Rascunho

Novos Escudos Times Brasileiros


Finalizados

55ff1230059965.5611cccc2084e 97cdac30059965.5611cccc15fdc aa17bf30059965.5611cccc1d1cf e57d8a30059965.5611cccc0efbe


Veja o projeto completo:

Parte 1

Parte 2

Confira o portfólio de Rafael [+]

Dalmir
Author

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook