Athletico Paranaense: Clube muda escudo, nome e camisa | Designers Brasileiros

Athletico Paranaense:
Clube muda escudo, nome e camisa

Clube anunciou novidades bastante significativas em sua identidade visual, na véspera da decisão da Sul-Americana, nesta quarta-feira, na Arena da Baixada

Um dia antes da decisão da Sul-Americana, contra o Junior Barranquilla, o Atlético Paranaense anunciou grandes mudanças em sua identidade visual, no começo da noite desta terça-feira, 11. 

O clube alterou seu escudo, uniforme, e até mesmo seu nome, ao incluir a letra “H” – voltou a ser o Club Athletico Paranaense, como era na época de fundação do clube, em 24.

As mudanças causaram polêmicas entre a torcida e também gerou memes entre os clubes rivais. 

A diretoria do clube também anunciou uma mudança no mascote, que era representado por um furacão. Agora o Atlhetico contará com a “família Furacão”, composta por marido, esposa, dois filhos e um animalzinho de estimação, um cachorro chamado “fura-cão”.

athletico paranaense

O presidente do clube, Mário Celso Petraglia, já havia avisado sobre seus planos de modernização da identidade visual do clube,  seguindo passos de clubes europeus como Juventus e Manchester City, como antecipamos em setembro aqui no Designers Brasileiros.

A ideia inicial do presidente era chamar o clube apenas de “Paranaense”, forma como o clube é conhecido na América do Sul, e para não mais confundir com o Atlético “mais famoso”, o Mineiro. A solução encontrada, no entanto, foi voltar às origens e incluir o H.

Segundo Petraglia, o projeto de design foi produzido por “empresas especializadas”. Em entrevista recente à ESPN Brasil, o dirigente assumiu que vem recebendo críticas, mas se defendeu. “Há alguns anos, decidi não disputar o Estadual, muita gente reclamou e hoje me dão razão”, concluiu.

De fato, após a oficialização das mudanças, a ampla maioria dos comentários nas redes sociais oficiais do clube foi negativa. Diversos memes foram criados, inclusive comparando o  novo escudo, um furacão estilizado, ao logo da montadora japonesa Honda e a um apito. Em contrapartida, alguns torcedores do clube defenderam a mudança e acreditam se tratar de uma evolução.

com informações da VEJA

Você poderá gostar:

Dalmir
Autor

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook