Designers criam manifesto a favor da democracia e contra Bolsonaro

Contra a eleição de Jair Bolsonaro, grupo de profissionais do mercado de Design assinam manifesto em favor do candidato Fernando HaddadEstamos num momento onde a população, completamente obcecada por mudança acaba movida pelo ódio a um partido político específico, é necessário que todos usem seu posicionamento contra os absurdos pregados pelo candidato à presidência Jair …

Contra a eleição de Jair Bolsonaro, grupo de profissionais do mercado de Design assinam manifesto em favor do candidato Fernando Haddad

Estamos num momento onde a população, completamente obcecada por mudança acaba movida pelo ódio a um partido político específico, é necessário que todos usem seu posicionamento contra os absurdos pregados pelo candidato à presidência Jair Bolsonaro. E aos 45 do segundo tempo, eis que um grupo de designers decidiu emitir um manifesto em favor da democracia e da candidatura de Fernando Haddad.

Esta é a primeira vez que profissionais de design se unem para se posicionar a favor de um ou outro candidato político. Também, não é para menos. Estas eleições são, de longe, uma das mais absurdas e mais importantes desde a redemocratização do Brasil. “A prática de design que não considera o contexto histórico, social e político no qual está inserida erra na análise e na ação.”, diz o texto publicado e assinado por centenas de profissionais do mercado, inclusive este que vos escreve.

Confira abaixo na íntegra:

“Profissionais de design do Brasil vêm, por meio desta, tornar pública a nossa posição a favor da democracia, da liberdade política e da garantia dos direitos humanos. 

Entendemos que há uma crescente ameaça às premissas democráticas – que já eram frágeis e deficitárias – da nossa sociedade brasileira e, portanto, é necessário se posicionar e alertar sobre o perigo que se aproxima. 

O projeto de governo em ascensão não esconde seu viés anti-democrático. Pelo contrário, além da costumeira exaltação à experiência ditatorial brasileira, dá sinais cada vez mais claros de que atacará as liberdades democráticas daqueles que arbitrariamente são apontados como inimigos políticos.

Enquanto profissionais de design, entendemos a importância de unir esforços, visões e concepções de mundo para juntos colaborarmos na construção de soluções que façam sentido para os problemas do nosso tempo. Isso significa unir pessoas de diferentes idades, gêneros, raça, etnia, classes sociais, grau de instrução, etc. Logo, a perspectiva antidemocrática é uma ameaça direta à nossa atividade. Frequentemente operamos na mediação visual entre o conteúdo e seu receptor, e o que o campo antidemocrático tem feito é subverter a linguagem para desinformar e estigmatizar grupos específicos.

Somos uma categoria heterogênea, cada um com sua posição política. Muitos com críticas profundas ao projeto petista, à esquerda e à direita. Mas, nesse momento crítico da nossa conjuntura, nos posicionamos junto ao campo democrático e contra o projeto de destruição dos direitos e das liberdades civis. 

A prática de design que não considera o contexto histórico, social e político no qual está inserida erra na análise e na ação.”

Se você é um profissional de Design e deseja participar da assinatura do manifesto, clique aqui.


O texto contém trechos do Geek Publicitário e do Manifesto dos Profissionais de Design

Dalmir

Dalmir

Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments