GFail: Falha de armazenamento na Google apaga 150 mil contas do GMail | Designers Brasileiros

 Um erro no sistema de armazenamento afetou neste domingo (27) aproximadamente 0,08% dos usuários do serviço de emails do Google, o Gmail.
O número parece pequeno, mas significa que cerca de 150 mil usuários perderam seu conteúdo, desde mensagens até anexos e arquivos das conversas realizados pelo Gtalk (serviço de comunicação instantânea do Google).
De acordo com o site Engadget, o usuário acessa a conta e aparece uma tela de registro inicial, incluindo o email de Boas-Vindas, e nenhum email na Caixa de Entrada.
Por meio da página que mostra se há problemas com o serviço (App Status Dashboard), os engenheiros do Google afirmam que estão trabalhando para recuperar os arquivos.
Backup do Gmail
Uma das vantagens da “computação em nuvem” está no armazenamento de dados. Emails, arquivos, vídeos e fotos podem ser guardados na internet. Assim, você não perde o conteúdo se der algum problemas com seu PC e ainda pode acessar esse material onde quiser, precisando apenas de email e senha –  e um aparelho conectado à internet, claro.
Essa facilidade, no entanto, fez as pessoas perderem um hábito: de criar uma cópia de segurança (backup), que fique guardada em outro lugar.
Mesmo deixando os emails em servidores externos (caso do Gmail) é possível fazer uma cópia de segurança. É o que informa o site Mashable. O site disponibiliza um link para download de um aplicativo que,  segundo eles, faz esse backup automaticamente.

Dalmir
Author

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook