O happn oferece agora aos seus 135 milhões de usuários uma verdadeira revolução no namoro: conectar solteiros não apenas por meio de encontros casuais, mas também por meio de seus lugares favoritos. Essa inovação é acompanhada por uma nova identidade visual criada em colaboração com a agência de branding Koto. Reconhecida por seu trabalho na …
happn anuncia nova identidade visual
O happn oferece agora aos seus 135 milhões de usuários uma verdadeira revolução no namoro: conectar solteiros não apenas por meio de encontros casuais, mas também por meio de seus lugares favoritos. Essa inovação é acompanhada por uma nova identidade visual criada em colaboração com a agência de branding Koto. Reconhecida por seu trabalho na interseção de marca e digital, a Koto apoiou o happn e suas equipes nessa nova fase. Graças ao novo recurso CrushPoints, o aplicativo agora faz parte de um ecossistema exclusivo, respondendo a uma necessidade claramente identificada: 87% dos solteiros gostariam de conhecer os lugares frequentados por seu Crush*.
happn x Koto: uma colaboração inspirada em tendências e moldando o futuro do namoro
Seguindo os passos da Netflix, BackMarket e BlaBlaCar, as equipes do happn foram conquistadas pela compreensão da Koto sobre os desafios dessa nova identidade: alinhar a promessa e a ambição do aplicativo com sua identidade e códigos visuais. Embora durante muitos anos as setas do logotipo simbolizassem cruzamentos, o happn agora oferece aos usuários uma experiência local que leva em conta as pessoas e os lugares ao seu redor.
O estúdio implantou sua proposta criativa com base em uma reformulação completa da marca. O ponto de partida desse conceito criativo está incorporado no “caminho”, que simboliza uma mistura entre as encruzilhadas percorridas pelos solteiros e os sentimentos que eles podem experimentar em sua busca por conhecer novas pessoas.
“Ajudamos o happn a encontrar um espaço mais exclusivo para sua marca, começando por definir uma plataforma estratégica clara que se baseasse em sua missão de promover encontros confiáveis na vida real e conexões locais. Colaboramos com a equipe para criar uma ideia de marca distinta que sustenta a nova marca visual e verbal. Definimos um estilo tipográfico exclusivo, uma paleta de cores mais ampla e um dispositivo de caminho linear para ser o fio condutor de tudo isso” comenta Dan Witchell, Diretor Executivo de Criação da Koto.
O novo logotipo agora está dividido em três partes: o nome do aplicativo, sua ferramenta de geolocalização e os caminhos que os solteiros percorrem em suas vidas e durante o uso do aplicativo.
“Hoje deixamos o azul monocromático para trás e abrimos um mundo totalmente novo: teremos uma paleta de cores vivas, refletindo a diversidade de pessoas que os solteiros podem conhecer e as emoções que podem experimentar ao usar o happn. Essa mudança simboliza uma verdadeira ruptura com o mundo dos encontros“, explica Caroline Tressard Maunoury, diretora de criação do happn. “Esse universo também será incorporado em nossa direção artística: queremos capturar momentos e lugares que transmitam uma energia autêntica, eles podem ser coloridos e desfocados, mas, acima de tudo, estão vivos. Sempre ilustraremos o trio em que acreditamos: um momento, um encontro, um lugar.“
Um rebranding acompanhado de um novo aplicativo e de um novo recurso
Para tornar esse rebranding um Crush bem-sucedido, o happn reformulou totalmente seu aplicativo para combinar inovação e design.
Em termos de inovação, um novo recurso ilustra perfeitamente esse novo posicionamento: o happn pretende se tornar a plataforma 360° na interseção entre namoro e rede social, permitindo que os solteiros encontrem tudo o que precisam no aplicativo de namoro, tanto interesses compartilhados quanto ideias de lugares para se encontrar.
De agora em diante, os happners encontrarão não apenas outros solteiros no aplicativo, mas também seus lugares favoritos. O recurso CrushPoints permite que eles adicionem seus lugares favoritos ao seu perfil e descubram os de seus Crushes, graças a uma seleção baseada em seis categorias (eventos, bares, restaurantes, esportes, cultura e atividades ao ar livre). Os bares (62%) e as boates (17%) são os locais preferidos dos solteiros para conhecer pessoas, de acordo com a pesquisa realizada no aplicativo happn*. Eles podem então descobrir os lugares favoritos de seus Crushes e encontrar um lugar em comum para se encontrarem.
O CrushPoints está disponível em 18 países e em mais de 40 cidades. No Brasil, ele representará quase 1.000 locais em 6 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Brasília. Os usuários poderão encontrar os locais nos perfis de outros solteiros ou diretamente no Mapa, o coração do aplicativo. O recurso também ajudará a criar uma verdadeira comunidade de happners: esses locais serão recomendados e adicionados por outros solteiros como lugares em que eles confiam para encontrar alguém pela primeira vez.
Em termos de design, o aplicativo foi totalmente reformulado para dar suporte visual a essa experiência: “Essa reformulação da marca nos permitiu criar um ecossistema totalmente novo para os solteiros: um aplicativo no qual eles se sentem confiantes e que reflete suas vidas diárias. Enfatizamos a singularidade de cada perfil, brincando com as cores e a riqueza de informações ao adicionar os lugares favoritos de cada pessoa. Também renovamos o Mapa, que permite aos usuários explorar uma cidade, um distrito e agora um lugar enquanto conhecem novas pessoas“, explica Paul-Antoine Campos, Diretor de Design de Produto. “Por fim, criamos um espaço de mensagens simplificado, destacando os recursos de segurança e privacidade. Esse é um recurso importante para que os happners se sintam à vontade e iniciem conversas, o que acaba levando a um novo encontro na vida real“.
Esse novo aplicativo estabelece as bases para as inovações que enriquecerão o happn nos próximos meses e anos, oferecendo encontros autênticos e locais.
*1063 pessoas foram pesquisadas por meio do aplicativo
Créditos do Rebranding
Agência: Koto
Diretora de Criação: Caroline Tressard
Diretora de Produtos: Julie Prieur
Diretor de design de produtos: Paul-Antoine Campos
Gerente de marca: Clémence Cuenot