Para projeto, Narita Design & Strategy realizou oficinas de co-criação com consumidores, em modelo de “open house”, para extrair melhores insigts relacionados ao ato de cozinhar Como fazer uma releitura mais atual de uma marca cheia de tradição e líder na categoria? Pois foi este o desafio que a Narita Design & Strategy assumiu com Soya, para reformular a …
Soya redesenha identidade visual
Para projeto, Narita Design & Strategy realizou oficinas de co-criação com consumidores, em modelo de “open house”, para extrair melhores insigts relacionados ao ato de cozinhar
Como fazer uma releitura mais atual de uma marca cheia de tradição e líder na categoria? Pois foi este o desafio que a Narita Design & Strategy assumiu com Soya, para reformular a identidade visual de toda a linha. “A ideia era trazer leveza e códigos de bom humor para a embalagem, sem abrir mão da forte identificação visual conquistada no PDV junto a milhares de brasileiros, por meio do color code vermelho”, declara Mário Narita, CEO.
Para isso, a Narita utilizou seu método proprietário de investigação – o Processo Límbico – ferramenta que parte de uma série de estímulos visuais, elaborados por um time multidisciplinar, com o objetivo de identificar quais as formas, cores e ideias que acionam o Sistema Límbico (Região cerebral responsável pelas nossas emoções) do público-alvo. Desta forma, é possível investigar o comportamento humano por trás do processo de compra e desenvolver a estratégia e o design voltada para performance.
Foram criadas então oficinas de co-criação com o público desejado para investigação: mulheres de perfis distintos e que possuíam uma relação diferente com a cozinha e os alimentos, das mais tradicionais às mais saudáveis. Tudo isso para entender a evolução que seria adotada no novo design da marca.
“Buscamos criar um ambiente bem aconchegante, em uma cozinha aberta, com um chef preparando comidinhas gostosas para as nossas participantes. Esse clima de casa aberta, deixou todos mais a vontade e contribuiu para refletir o mood bem humorado que a marca queria incorporar ao seu posicionamento”, Clarice Casseb, diretora de estratégia.
Após uma série de estímulos visuais, etapa integrante do Processo Límbico, foram levantados uma série de insights na investigação que remetiam a essa sensação de bom humor desejada, como, por exemplo, a necessidade de variedade de cor, fluidez e movimento no resultado final. “Também foi nesse processo de comer e conversar que descobrimos quais combinações de alimentos mais encantavam e emocionavam as consumidoras, com uma apresentação que unia sabor e saúde, na medida certa”, detalha Fernando Quintas, diretor de criação.
O logo também foi redesenhado e incorporou traçados que remetiam à sensação do aroma de comida recém preparada, percepções elaboradas pelas próprias participantes. No fundo, o dourado se somou a uma sútil textura de gotas, criando movimento e enriquecendo o visual. Já os ícones de benefícios foram agrupados e localizados em uma área nobre da embalagem, para facilitar a leitura e ressaltar a qualidade da marca.
Ficha Técnica
Agência: Narita Design & Strategy
Cliente: Bunge
Produto: Soya
Criação: Fernando Quintas, Wemerson Walter, Alexsander Xenofonte
Digital: Nilcélio Rodrigues
Atendimento: Juliana Ometto, Ludmila Oliveira
Planejamento:Clarice Casseb, Clarice Tavares e Cecilia Coutinho.
Tráfego: Vanessa Santos
Direção: Mario Narita
Arte Final: Roberto Chan
Aprovação do Cliente: Marina Teixeira